XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Apresentação rara de pólipo fibroide inflamatório no intestino grosso.

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 36 anos, chegou ao pronto atendimento com queixas de dor abdominal em fossa ilíaca direita há cerca de 05 dias. Realizou tomografia de abdome e que evidenciou intussuscepção ileocecal, sendo indicada conduta terapêutica por colonoscopia, a qual confirmou a hipótese, porém sem sucesso no tratamento. Indicado de imediato tratamento cirúrgico - hemicolectomia direita. A análise anatomopatológica e o estudo imuno-histoquímico da peça cirúrgica constataram pólipo fibroide inflamatório (PFI) no óstio apendicular.

Discussão

O PFI é um tumor mesenquimal raro do trato gastrointestinal (TGI) que, na grande maioria das vezes, surge da submucosa e envolve a camada basal da mucosa. Ele representa cerca de 0,1% de todos os pólipos do TGI, sendo mais frequentemente encontrado no estômago e intestino delgado. Eles podem surgir de forma esporádica ou associado a um histórico familiar, tendo relação com a mutação de genes no receptor tipo alfa para fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGFAB). Na maioria dos casos, os pólipos não apresentam quaisquer sintomatologias. No entanto, em alguns casos pode-se manifestar com dor abdominal, saciedade precoce e astenia. No estudo endoscópico, eles tendem a se apresentar de modo solitário, pedunculados e até mesmo ulcerado. Na análise histológica, geralmente são lesões positivas para CD34 e PDGFRA. Esses pólipos são benignos e apresentam pouco risco para malignidade, não sendo recomendado nova intervenção ou vigilância.

Comentários finais

No relato deste caso, observamos uma forma atípica de apresentação do PFI, tendo o seu diagnóstico esclarecido apenas após o exame anátomo-patológico e estudo imuno-histoquímico, onde encontramos o CD34 e vimentina positivos.

Palavras-Chave

pólipo fibroide inflamatório, intussuscepção, trato gastrointestinal, pólipos, dor abdominal, CD34, vimentina

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Thiago Santos Cunha Lima, Tainah Bezerra Varela da Camara, Lucas Martins Carlos da Silva, Silvio José de Lucena Dantas, Raphael Gurgel de Carvalho