XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PREPARO INTESTINAL COM MANITOL PARA VIDEOCOLONOSCOPIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Introdução

A qualidade da colonoscopia depende de um preparo intestinal adequado. No Brasil, a solução predominantemente utilizada para a realização deste preparo é o Manitol.

Objetivo

Avaliar a qualidade do preparo intestinal em pacientes submetidos a colonoscopia no Hospital Universitário da Universidade Federal do
Piauí.

Método

Trata-se de um estudo seccional realizado entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020 no HU- UFPI. A população do estudo foi composta por indivíduos submetidos a colonoscopia ambulatorial neste centro de referência e a amostra foi de 241 participantes. O tipo de amostragem foi não probabilístico, com seleção dos participantes por conveniência, atribuindo-se erro amostral de 5%, nível de confiança de 95% e significância de 5%, utilizando p=0,50.

Resultados

A maioria dos participantes foi do sexo feminino, procedente de Teresina, com idade média de 55 anos e evacuações diárias. A principal indicação do exame foi triagem de neoplasia colorretal e o principal efeito colateral foi náusea. A maioria dos participantes avaliou as etapas do preparo como fácil, seguiu as orientações recomendadas e teve um preparo considerado como bom, porém houve necessidade de interrupção de 14,1% dos exames. O tempo de retirada médio do aparelho foi de 8 minutos e 30 segundos. Para a população em screening, a Taxa de detecção de adenoma foi de 21,8% e a de intubação cecal foi de 92,4%.

Conclusão

A taxa de detecção de adenoma e de intubação cecal foram menores do que os valores recomendados possivelmente
devido a necessidade de interrupção de alguns exames devido preparo inadequado.

Palavras-Chave

Colonoscopia, conteúdo gastrointestinal, Indicadores de Qualidade
em assistência à Saúde.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

ANDRESSA RAVELLI GOMES DA COSTA TEIXEIRA, JEANY BORGES E SILVA RIBEIRO