XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Resposta patológica completa em paciente com câncer gástrico após esquema FLOT neoadjuvante durante pandemia SARS COV 2.

Apresentação do Caso

S.R.S, sexo masculino, 78 anos, hipertenso e ex-tabagista, encaminhado ao serviço de referência em oncologia para investigação de quadro dispéptico iniciado há 1 ano. EDA de outubro 2019 com presença de lesão ulcerada em região subcárdica. Biópsia da lesão com o seguinte resultado: adenocarcinoma tubular bem diferenciado. Realizado estadiamento de doença com tomografia de tórax, abdome total e pelve com contraste endovenoso, sem evidências de lesões à distância. Paciente encaminhado ao serviço de oncologia clínica para início de quimioterapia neoadjuvante. Iniciou esquema de poliquimioterapia FLOT em março de 2020 com necessidade de sessões adicionais devido a impossibilidade de tratamento cirúrgico em tempo hábil por conta da pandemia de COVID19. Iniciou novo ciclo de quimioterapia de manutenção com esquema dose adaptada (Docetaxel 50mg/m2; Oxaliplatina 85mg/m2, Leucovorin 200mg/m2 e 5Fluoracil 800mg/m2,) sendo trocada devido quadro de neutropenia. Em outubro de 2020 submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2. Estudo anatomopatológico de peça cirúrgica com evidência de resposta patológica completa com ausência de neoplasia ,linfonodos com hiperplasia linfóide e margens cirúrgicas viáveis. Estadiamento final yT0N0M0, sem necessidade de tratamento adjuvante.

Discussão

O câncer gástrico destaca-se como o quarto e o sexto tumor mais prevalente em homens e mulheres, respectivamente. Embora sua incidência tenha apresentado redução em sua série histórica, sua taxa de mortalidade permanece alta, e segue como segunda principal causa de morte por câncer no mundo. A ressecção cirúrgica com linfadenectomia configura como principal abordagem curativa no tratamento do adenocarcinoma gástrico. A quimioterapia neoadjuvante no contexto de doença localizada exerce papel fundamental no desfecho do quadro com aumento da sobrevida, tendo como esquema padrão o FLOT. A taxa de resposta completa desse esquema é de aproximadamente de 16,6%. Neste relato de caso, procurou-se apresentar o esquema FLOT dose adaptada como opção ao esquema quimioterápico tradicional no tratamento perioperatório do câncer gástrico.

Comentários finais

A remissão completa do paciente ao fazer uso do esquema FLOT evidência para uma alta eficiência dessa terapêutica para o câncer gástrico. No contexto perioperatório, estudos demonstram que quando o número de ciclos quimioterapicos é aumentado obtém-se uma melhor sobrevida livre de doença e sobrevida global, incluindo remissão patológica completa.

Palavras-Chave

FLOT, CANCER GASTRICO, NEOPLASIA GASTRICA, QUIMIOTERAPIA

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

LARISSA MERCADANTE ASSIS, JULIANA SOUZA FERREIRA, PHILIPE FRANCO AMARAL TAFNER, KAIKE FERREIRA COSTA ALMEIDA, DANIELE EVARISTO VIEIRA ALVES, CASSIO JERONIMO MACHADO BARROS, BERNARDO FONTEL POMPEU , LUIS FERNANDO PAES LEME