XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIAS CÍSTICAS DO PÂNCREAS - ANÁLISE DE UMA SÉRIE DE CASOS

Introdução

Neoplasias císticas do pâncreas representam mais de 50% dos cistos pancreáticos. A maioria é diagnosticada incidentalmente em exames de imagem. Podem ser divididas em subtipos: 1. Neoplasias císticas serosas (aspecto de imagem em favo de mel, mulheres idosas, mais comum na cabeça do pâncreas e menor potencial malignidade). 2. Neoplasias císticas mucinosas (mais comum, pode variar de lesão benigna até carcinoma, mais comum no corpo e cauda do pâncreas. Indicado ressecção cirúrgica pelo risco de malignidade). 3. Neoplasias mucinosas papilares intraductais (IPMNs), que pode acometer o ducto principal, ducto secundário ou ambos (tipo misto). 4. Neoplasias sólidas pseudopapilares (tumor de Frantz, comum em mulheres jovens e deve ser indicada ressecção).

Objetivo

Avaliar incidência e subtipo de neoplasias císticas pancreáticas em uma série de pacientes consecutivos submetidos à ressecção cirúrgica

Método

Análise retrospectiva de prontuários

Resultados

Foram avaliados 21 pacientes com neoplasias císticas do pâncreas, submetidos à ressecção cirúrgica, com confirmação diagnóstica no anatomopatológico da peça. A média de idade dos pacientes foi de 48,9 anos. Segundo o tipo histopatológico, onze foram do tipo cistoadenoma mucinoso, três IPMNs (dois com degeneração maligna para adenocarcinoma e um IPMN tipo intestinal de alto grau), dois TNE císticos, quatro neoplasias pseudopapilares e um cistoadenoma seroso. A maioria dos pacientes eram sintomáticos (76%) e sete haviam realizado ecoendoscopia antes da cirurgia. A localização das neoplasias foi a seguinte, nove no corpo, oito na cauda e quatro na cabeça pancreática. Quanto à técnica cirúrgica, quatro foram submetidos à duodenopancreatectomia e 17 à pancreatectomia corpocaudal com esplenectomia. Sete cirurgias foram realizadas por videolaparoscopia e 14 por via laparotômica. A complicação pós-operatória mais comum foi a fístula pancreática. Um paciente evoluiu a óbito no sétimo dia de pós-operatório, devido a choque distributivo, lesão renal aguda, acidose e hipercalemia refratárias.

Conclusão

Nesta série de casos, o cistoadenoma mucinoso foi a neoplasia mais frequente (52%), seguido pelo tumor pseudopapilar (19%). A neoplasia menos frequente foi o cistoadenoma seroso. O tratamento varia de acordo com o tipo histológico e seu potencial de malignidade e a complicação mais frequente foi fístula pancreática.

Palavras-Chave

Neoplasias císticas, cistoadenoma mucinoso, IPMN

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

Mariana Araújo Santos, Parisina Fraga Dutra Cabral Carvalho , Alberto Goldenberg, Franz Robert Apodaca Torrez, Edson Jose Lobo