XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

O papel da psiquiatria em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica: Uma revisão de literatura

Introdução

As alterações psicológicas e neurológicas em pacientes obesos impõem ainda mais a necessidade de indicação de um tratamento para a obesidade para diminuir o número de comorbidades associadas. As intervenções de mudanças do estilo de vida, terapia cognitivo comportamental, grupos de apoio e treino cognitivo são importantes para uma abordagem complementar do paciente, mas não devem retardar ou atrasar a indicação de cirurgia bariátrica.
A obesidade está aumentando em todo o mundo, incluindo em pacientes que sofrem de distúrbios psiquiátricos. Um dos tratamentos para a obesidade é a cirurgia bariátrica, comprovadamente segura e com boa relação custo-benefício.

Objetivo

Essa revisão literária teve como objetivo sintetizar o estudo atual de conhecimentos referentes ao acompanhamento psiquiátrico em pacientes bariátricos.

Método

Trata-se de uma revisão literária baseada em dados do Scielo, utilizando o seguinte descritor “Psychiatric aspects in bariatric patients”. Considerando os critérios de inclusão de artigos foram analisados 22 artigos no total, esses artigos foram limitados à língua inglesa e portuguesa e limitados à 2019 a 2021

Resultados

Os resultados obtidos através da pesquisa foram constados que a alta tardia em pacientes bariáticos foi mais provável no grupo de pacientes com diagnóstico psiquiátrico, em particular a pacientes com diagnóstico prévio de desordem neurótica ou depressão do que a dos pacientes sem diagnóstico psiquiátrico, também foi relatado que pacientes com depressão e ansiedade têm mais visitas ao departamento de emergência durante os primeiros 3 meses após a cirurgia bariátrica. No entanto, visitas ao departamento de emergência ou a readmissão não conduz necessariamente à reoperação, o que mostra que a mudança drástica no comportamento alimentar pode levar à diminuição da motivação e à mobilização mais lenta, levando à decisão clínica de adiar a alta.

Conclusão

Diversos estudos indicam elevada prevalência de transtornos mentais e alterações psicopatológicas na população de pacientes bariátricos. Embora a maioria dos pacientes apresente adequado controle ponderal e melhora na qualidade de vida em médio e longo prazo, alguns pacientes desenvolvem alterações relativas ao comportamento alimentar, abuso de álcool e outras substâncias e complicações associadas a comportamento impulsivo, o que remete a hipóteses etiológicas que vão desde modelos neuroquímicos até teorias psicossociais.

Palavras-Chave

Cirurgia bariátrica; Obesidade; Psiquiatria

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Jordan Gomes de Queiroga, Pedro Santiago Madruga Ferreira, Maria Cecília Maranhão Ribeiro, João Gabriel Ferreira de Farias, Guilherme Cavalcante Pascoal, Vitor Manoel Lima Caraveta, Eduardo Sarmento do Ó