XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 NOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS BARIÁTRICOS ATIVOS.

Introdução

A pandemia atualmente instalada no mundo, devido à infecção viral COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Severe acute respiratory syndrome, coronavirus 2), teve seu início no final do ano de 2019, na cidade de Wuhan, na China. A maioria dos infectados apresentaram febre alta, dispneia e lesões invasivas em ambos os pulmões, reveladas por radiografias do tórax. Para indivíduos com obesidade, o COVID-19 torna-se especialmente grave. A obesidade é uma doença pró-inflamatória caracterizada pelo acúmulo de gordura anormal ou excessivo que causa prejuízos à saúde. Para reduzir tal risco, o tratamento da obesidade se faz essencial. A cirurgia bariátrica e a atividade física são formas de tratamento dessa doença.

Objetivo

Avaliar o impacto da pandemia do SARS-CoV-2 no IMC, na porcentagem de gordura e na qualidade de vida geral de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica que praticam atividade física.

Método

Trata-se de um estudo de caso longitudinal observacional com indivíduos que realizaram a cirurgia bariátrica há pelo menos um ano. A coleta de dados se deu de forma individual e foi realizada no Ambulatório de Cirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, com indivíduos obesos grau II e III submetidos à cirurgia bariátrica, em três momentos distintos (pós-cirurgia imediato; início da pandemia, aproximadamente 12 meses após a cirurgia; após 10 meses do início da pandemia). Os dados coletados foram: nível de atividade física (IPAQ-SF), dados antropométricos e o índice de qualidade de vida (WHOQOL-BREF).

Resultados

Foram avaliados três indivíduos do sexo feminino. O impacto negativo da pandemia do vírus SARS-CoV-2 foi presente no IMC, na porcentagem de gordura e na qualidade de vida geral, já que não foram encontrados resultados significativos de melhora em tais variáveis. Por outro lado, a prática da atividade física, em casa ou ao ar livre, contribuiu para que os valores do IMC e da porcentagem de gordura e o índice da qualidade de vida geral, não sofressem grandes déficits, não prejudicando a saúde dos indivíduos avaliados.

Conclusão

Apesar das diversas restrições em resposta à pandemia da doença COVID-19, para os indivíduos que passaram por procedimento cirúrgico bariátrico, é importante a continuidade da prática de atividade física, mesmo que em casa, para que tais indivíduos não sofram com aumento de IMC e de porcentagem de gordura e com déficit da qualidade de vida.

Palavras-Chave

SARS-CoV-2; Cirurgia Bariátrica; Atividade Física; Obesidade

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Jéssica Eloá Poletto, Ana Maria Neder Almeida, Elaine Cristina Candido, Daniela Tezoto Rizzo, Everton Cazzo, Elinton Adami Chaim