XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIA MALIGNA DO CÓLON ASCENDENTE A ESQUERDA EM PACIENTE COM SITUS INVERSUS TOTALIS: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 87 anos. Encaminhado para avaliação de perda de peso e anemia. Não apresentava outros sintomas. O hábito intestinal era diário, com fezes bem formadas e sem muco ou sangue. Ao exame físico, apresentava dor à palpação na fossa ilíaca esquerda com defesa voluntária e plastrão palpável na topografia do cólon sigmoide. Os exames complementares evidenciaram anemia (Hb=9,5g/dl) e lesão tumoral no cólon ascendente, cujo anatomopatológico (AP) diagnosticou adenocarcinoma do cólon. Estudo tomográfico evidenciou neoplasia do cólon ascendente no hemiabdome à esquerda devido situs inversus totalis e imagem sugestiva de metástase hepática. Submetido à colectomia direita ampliada com anastomose primária sem intercorrências. Não houve intercorrências no pós-operatório e o paciente recebeu alta para seguimento oncológico.

Discussão

A neoplasia maligna do cólon direito é uma doença insidiosa e oligossintomática. As manifestações mais frequentes são anemia e perda de peso. Hematoquezia e alterações no hábito intestinal são menos frequentes nesse sítio. Lesões maiores podem ser palpadas no flanco direito e causar sintomas oclusivos. O objetivo no presente estudo é relatar um caso de neoplasia de cólon direito avançada, em topografia atípica devido associação com situs inversus totalis (SIT).

Comentários finais

O SIT é uma doença congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras torácicas e abdominais em topografia oposta a habitual (imagem em espelho). Associa-se, mais frequentemente a alterações cardíacas e respiratórias. As principais anormalidades intra-abdominais em pacientes com SIT a atresia duodenal, atresia biliar, gastrosquise com má rotação, fibrose hepática congênita, fístula traqueoesofágica, tríade de Currarino e feocromocitoma. Existem relatos de diversas neoplasias do trato gastrointestinal em pacientes com SIT, entretanto a evidência é insuficiente para se estabelecer uma relação direta de causa e efeito. Não obstante, pacientes com transposições viscerais exigem programação cirúrgica adequada, particularmente no estudo da vascularização da área a ser operada e na compensação de morbidades associadas.

Palavras-Chave

Situs Inversus; Neoplasias do cólon; Sinais e Sintomas

Situs inversus; Neoplasia do cólon; Neoplasia maligna; Doença congênita

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Sthefânia Mendonça Frizol, José Joaquim Ribeiro da Rocha, Omar Féres, Marley Ribeiro Feitosa, Fernanda de Oliveira Esteves, Germana Martins Gomes, Rógerio Serafim Parra, Tauany Torres, Maria Júlia Segantini, Léo Dantas Pereira