XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastrectomia robótica D2 com verde de indocianina após Endoscopic Submucosal Dissection (ESD) para tratamento do câncer gástrico precoce.

Resumo

Introdução: o câncer gástrico apesar de estar diminuindo sua incidência, ainda é importante causa de óbito no mundo. Enquanto que no ocidente o câncer gástrico avançado ainda corresponde a maioria dos casos (80 a 90%), no oriente, em especial no Japão, metade dos casos são câncer gástrico precoce (invade até a submucosa), com potencial de ressecção endoscópica. A terapia endoscópica tem evoluído muito nos últimos anos, sendo ferramenta fundamental para tratamento multimodal da neoplasia gástrica. Além disso, o verde de indocianina mostra-se como outra ferramenta importante para auxílio do cirurgião no intraoperatório.

Apresentação do vídeo: apresentamos um caso de um paciente de 66 anos, sexo masculino, sem comorbidades relevantes, sem histórico de neoplasia na família. Realizou uma endoscopia digestiva alta (EDA) para investigação da queixa referida, com achado de lesão em antro médio/distal. Realizada biópsia com diagnóstico de adenocarcinoma bem diferenciado. O estadiamento evidenciou tumor cT1cN0cM0. Caso foi discutido em reunião multidisciplinar, juntamente com equipes de radiologia, endoscopia, oncologia clínica e cirurgia do aparelho digestivo, sendo optado por tratamento endoscópico, através de ESD (Endoscopic Submucosal Dissection). O anatomopatológico do ESD revelou tumor com acometimento da submucosa (T1b), não podendo descartar invasão mais profunda desta, além de invasão angiolinfática presente, configurando um escore e-Cura com risco intermediário para presença de linfonodo comprometido. Desta forma, o caso foi discutido novamente em reunião multidisciplinar, sendo optado por tratamento cirúrgico, por meio de gastrectomia robótica com uso do verde de indocianina intralesional para identificação da lesão e da drenagem linfática preferencial (linfonodo sentinela).

Conclusão: a endoscopia mostra-se como importante ferramenta para tratamento das neoplasias gástricas precoces. Quando a terapia endoscópica não é suficiente para assegurar ressecção total da lesão ou quando a lesão possui risco não desprezível de acometimento linfonodal, a cirurgia ainda é o tratamento padrão ouro para chegar-se ao tratamento curativo. A plataforma robótica, com o uso do verde de indocianina no intraoperatório mostra-se como ferramenta importante para localização da lesão e realização de uma linfadenectomia mais precisa.

Palavras-Chave

gastrectomia robótica, câncer gástrico precoce, verde de indocianina

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Danilo Mardegam Razente, Andre Roncon Dias, Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos, Erica Sakamoto, Rodrigo José de Oliveira, Ulysses Ribeiro Junior, Bruno Zilberstein, Sergio Carlos Nahas