XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para câncer gástrico em serviço de referência

Introdução

Com mais de 1 milhão de casos estimados anualmente o câncer gástrico (CG) é o quinto câncer mais comum no mundo e ​​a terceira causa mais comum de mortalidade por câncer em ambos os sexos. O CG é diagnosticado por endoscopia digestiva alta com biópsia de lesões suspeitas. O tratamento leva em consideração o estadiamento e a condição clínica do paciente. O tratamento cirúrgico e quimioterapia (QT), são os pilares no tratamento com intenção curativa.

Objetivo

Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes com CG candidatos a tratamento cirúrgico eletivo.

Método

Foi realizado estudo retrospectivo, com avaliação dos prontuários eletrônicos de pacientes portadores de CG (CID10 C16), submetidos a tratamento cirúrgico no período de 2019 a 2020. Foram incluídos pacientes com histopatológico confirmando CG e submetidos a tratamento cirúrgico eletivo. Foram excluídos: prontuários incompletos, cirurgia de urgência e gastrectomia realizada por causa não neoplásica. Os dados foram anotados em planilha do Excel e posteriormente submetidos à análise descritiva.

Resultados

Foram analisados 32 prontuários de pacientes segundo os critérios de elegibilidade. A média de idade no momento do diagnóstico foi de 61 anos ± 11 anos, com prevalência maior no sexo feminino de 56% e de 44% no sexo masculino. Quanto ao tipo de cirurgia, 78% realizaram gastrectomia subtotal e 22% gastrectomia total. Quanto ao tipo de reconstrução de trânsito intestinal, 87,5% foram Y de Roux e 12,5% Billroth II. Apenas um caso possui história familiar para CG, porém 29% possuem história de neoplasias diversas. 54% dispõem de história tabágica e 35% de etilismo. 97% possuem diagnóstico histológico de adenocarcinoma e 3% de GIST. 6% foram submetidos a QT neoadjuvante, 46% a QT adjuvante e 16% a QT e radioterapia adjuvante. O número de pacientes que evoluíram para fístula no pós operatório é de 3 pacientes. A taxa de óbitos em< 1 ano de pós operatório foi de 21%.

Conclusão

Neste presente estudo a idade no momento do diagnóstico encontra-se abaixo do que ilustra a literatura. Houve uma prevalência maior no sexo feminino o que também confronta dados atuais. O tabagismo e etilismo, permanecem como um fator de risco importante. No geral, taxas de sobrevida relativa de 5 anos são baixas, isso enfatiza a importância da implementação de medidas de saúde pública com identificação de fatores de risco e fatores prognósticos possibilitem uma intervenção primária, diagnóstico e tratamento precoce do CG.

Palavras-Chave

CANCER GÁSTRICO, NEOPLASIA GÁSTRICA, GASTRECTOMIA

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

LARISSA MERCADANTE ASSIS, JULIANA SOUZA FERREIRA, PHILIPE FRANCO AMARAL TAFNER, LUCAS MEDINA AREOSA, PAULO HENRIQUE DIAS FERNANDES, EDSEL SILVA BELLEZA NASCIMENTO, KAIQUE FERREIRA COSTA ALMEIDA, DANIELE EVARISTO VIEIRA ALVES, CASSIO JERONIMO MACHADO BARROS, BERNARDO FONTEL POMPEU, LUIS FERNANDO PAES LEME