XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Endometriose de íleo, ceco e apêndice: uma revisão bibliográfica

Introdução

A endometriose é uma doença causada pela presença de um tecido semelhante ao endométrio, não neoplásico, fora da cavidade uterina, conservando sua estrutura e função. A endometriose intestinal acomete de 3 a 30 % de todas as mulheres com endometriose. O envolvimento intestinal ocorre em um terço das pacientes. As lesões ocorrem na forma de nódulos, que podem ou não causar sintomas. Entre esses, destacam-se urgência e dores para evacuar, hematoquezia e sintomas como gastrite durante o período menstrual.

Objetivo

Analisar a literatura vigente acerca da endometriose de íleo, ceco e apêndice, visando contribuir para o conhecimento dos princípios e dos cuidados voltados para essas patologias.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva de artigos selecionados em bancos de dados como BVS, PubMed, LILACS e SCIELO, no período entre 2016 e 2021.

Resultados

A endometriose é definida por presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Estima‐se que esteja presente em 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva e cerca de 10% apresentam endometriose intestinal. No intestino, as regiões mais acometidas são reto (79%), sigmoide (24%), apêndice cecal (19%), íleo terminal (2%), cólon descendente (1%) e ceco (1%). Na endometriose de apêndice, ceco e íleo terminal, normalmente utiliza-se a ultrassonografia pélvica transabdominal e transvaginal. Geralmente, a detecção de lesões ocorre em 70% das pacientes. Apesar de o tratamento cirúrgico com ressecção da área acometida ser a forma terapêutica mais efetiva, ainda existe controvérsia quanto à indicação desse procedimento em virtude das suas complicações. Mulheres com idades mais elevadas apresentam mais sinais e sintomas no trato gastrointestinal. A dispareunia e a dismenorréia apontam para o acometimento do íleo e a infertilidade para o apêndice. Nas correlações do toque vaginal, o aumento anexial correlaciona-se com retossigmóide e íleo, o espessamento ou nódulo ligamentar, correlaciona-se com o reto e a presença de nódulo no fundo de saco ou lesão no septo reto-vaginal, sinaliza para o acometimento do cólon sigmóide.

Conclusão

Endometriose intestinal é uma patologia com sintomatologia variável. O seu diagnóstico é difícil e só é fechado após estudo anatomopatológico pós ressecção. Conhecer o perfil epidemiológico e clínico das mulheres com endometriose pode auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento.

Palavras-Chave

Endometriose intestinal; cirurgia.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Arthur Ribeiro Coutinho Franca Pereira, Mariana Souza Vidal, Ana Beatriz Freire Gadelha, Rodrigo Baracuhy Franca Pereira , Rafaela Carneiro de Almeida Formiga, Victória Carneiro de Almeida Formiga, Pedro Palitot Pereira Pedrosa