XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Segmentectomia hepática lateral esquerda videolaparoscópica com acesso intra-hepático ao pedículo Glissoniano dos segmentos 2 e 3.

Resumo

Introdução: As ressecções hepáticas tornaram-se o método de escolha para a ressecção de metástases hepáticas de origem colorretal e neuroendócrinas, graças ao melhor conhecimento da anatomia segmentar do fígado e ao desenvolvimento de técnicas, que reduzem o sangramento intraoperatório. Paralelamente ocorreu o desenvolvimento da técnica de ressecção hepática por videolaparoscopia que necessita de capacitação técnica em cirurgia laparoscópica avançada e em cirurgia hepática, e de instrumentos especiais como grampeador laparoscópico com cargas vasculares e energia ultrassônica ou bipolar avançada que permitiram a redução acentuada da morbidade e mortalidade operatórias com menor trauma, menor dor pós-operatória, preservação da parede abdominal, melhor efeito cosmético, menor sangramento, menor tempo de internação e retorno precoce ao trabalho. A segmentectomia lateral esquerda é realizada por acesso intra-hepático ao pedículo Glissoniano dos segmentos 2 e 3 que é seccionado com grampeador com carga vascular. O fígado é seccionado com pinça bipolar avançada ou bisturi harmônico e a veia hepática esquerda é dividida com grampeador. A peça é retirada por minilaparotomia de Pfannenstiel. A cavidade é revisada e drenada.
Objetivo: Apresentar um vídeo de uma segmentectomia hepática lateral esquerda videolaparoscópica (VL) com acesso intra-hepático ao pedículo Glissoniano dos segmentos 2 e 3 em paciente 66 anos, sexo masculino, no pós-operatório tardio de retossigmoidectomia abdominal com ileostomia de proteção, cistectomia parcial e ureterólise esquerda por VL para tratamento de neoplasia avançada de reto há 9 cm da borda anal com invasão da bexiga e ureter esquerdo. Permaneceu internado por 11 dias. Foi diagnosticado um nódulo hepático no segmento II. Fez 7 sessões de quimioterapia com Folfox e em seguida submeteu-se a segmentectomia hepática lateral esquerda VL e fechamento da ileostomia. Pós-operatório sem intercorrências.
Conclusão: A segmentectomia lateral esquerda laparoscópica (segmento 2 e 3) é factível, segura, sangramento intraoperatório mínimo e apresenta bons resultados imediatos, com recuperação rápida e retorno precoce às atividades profissionais, desde que realizado em centros especializados e por equipes com experiência em cirurgia hepática e laparoscopia avançada.

Palavras-Chave

Segmentectomia hepática lateral esquerda, Segmentos hepáticos 2 e 3, videolaparoscopia, acesso intra-hepático glissoniano, hepatectomia segmentar videolaparoscópica

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Hamilton Belo França CostaUNI, Gabrielle Diniz França Costa, Lorenna Raysse Macedo Barbosa, Anna Tereza Cavalcanti Diniz, Hermann França Costa