XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Peroral Endoscopic Myotomy (POEM) com fechamento da incisão de mucosa por sutura endoscópica

Resumo

Paciente masculino, 38 anos, com queixa de disfagia progressiva para sólidos há dois anos, evoluindo para líquidos há seis meses. Nesse período houve perda de peso de cerca de 12kg, tornando-se necessária a passagem de sonda nasoenteral para nutrição. No escore sintomatológico de Eckardt, o paciente obteve pontuação 10 (3 disfagia + 3 regurgitação + 1 dor + 3 perda de peso).
Prosseguiu investigação com realização de exame contrastado do esôfago, estômago e duodeno (EED) que demonstrou aumento do calibre esofágico para 5cm associado a importante retardo no tempo de esvaziamento esofágico, compatível com acalásia. Realizou manometria esofágica de alta resolução que demonstrou aperistalse do corpo esofágico e panpressurização esofágica em 60% das deglutições, sugerindo acalásia tipo II. Por fim, foi submetido a uma endoscopia digestiva alta com realização de cromoscopia óptica e com corante (Lugol 2,5%) que não evidenciou áreas suspeitas. A sorologia para doença de Chagas foi negativa e determinou-se o diagnóstico de acalásia idiopática, a partir do qual se optou pelo tratamento com miotomia endoscópica peroral (POEM).
O procedimento ocorreu sem intercorrências e decidiu-se por realizar o fechamento da incisão mucosa longitudinal com dispositivo de sutura endoscópica. No 1º DPO, o paciente realizou novo EED que visualizou bom escoamento do contraste para o estômago e não visualizou vazamentos. Após isso, ele começou a receber dieta líquida via oral, recebendo alta hospitalar com essa dieta por 7 dias, seguida de dieta pastosa por mais 7 dias e progressão para dieta branda em seguida com boa aceitação e resolução dos sintomas disfágicos.

Palavras-Chave

POEM, myotomy, endoscopic myotomy, miotomia endoscópica, acalásia, disfagia, sutura endoscópica, endossutura

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Victor Lira de Oliveira, Eduardo Turiani Hourneaux de Moura, Thiago Ferreira de Souza, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Igor Mendonça Proença, Antonio Afonso de Miranda Neto, Guilherme Henrique Peixoto de Oliveira, João Guilherme Ribeiro Jordão Sasso, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura