XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DO IMPLANTE DE NEUROMODULADOR SACRAL NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM INCONTINENCIA FECAL.

Introdução

A implantação do neuromodulador sacral por via percutânea mostrou-se útil no tratamento das disfunções do assoalho pélvico e da musculatura vesical, com bons resultados descritos na literatura. A neuromodulação, pode ainda ser eficaz em casos de dor crônica pélvica, o que melhora da qualidade de vida dos pacientes a longo prazo.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida a longo prazo dos pacientes com diagnóstico de incontinência fecal (IF) submetidos ao implante de neuromodulador sacral (NMS).

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo com pacientes diagnosticados com (IF) e submetidos a cirurgia (NMS). Foram analisadas as características clinico-epidemiológicas dos paciente e o impacto do NMS na IF (escala de Wexner), na urgência fecal e na qualidade de vida (escala FIQL).

Resultados

Foram incluídos 87 pacientes, 72 (82,2%) do sexo feminino, idade em media de (61,22 16,32) anos, economicamente ativos (56,3%), com grau de escolaridade de ensino médio (44,8%) e casados (60,9%). A etiologia da IF mais frequente foi neurogênica 42 (48,3%), com tempo médio de doença de (73,961,33) meses. Dentre as mulheres, 26 eram nuliparas; 22 (25,3%) dos pacientes foram submetidos a cirurgia orificial, 16 (18,4%) a cirurgias colorretal e 12 (13,8%) a cirurgia pélvica. Apenas 12 (13,8%) dos pacientes realizaram algum tipo de tratamento cirúrgico antes do implante do NMS. Todos os pacientes realizaram o exame de manometria pré implante, seguido de ultrassonografia (52,9%), colonoscopia (26,4%), eletromiografia (31%) e ressonância magnética (2,3%). Houve redução na mediana do escore de Wexner após o implante do NMS (16; IIQ:12-17 x 2; IIQ:0-4) e da frequência de urgência fecal de (51,7%) para (26,4%). As médias dos quatro domínios da escala de FIQL foram considerados satisfatórios (estilo de vida: 33,0±6,2; comportamento: 27,9±6,0; depressão: 23,5±4,8; constrangimento: 8,1±3,3).

Conclusão

O NMS promoveu melhora nos índices de incontinência, urgência fecal e qualidade de vida em longo prazo, o que justifica a realização de novos estudos bem com sua incorporação para o tratamento da incontinência fecal no sistema único de saúde.

Palavras-Chave

Incontinência fecal; Neuromodulador sacral; Qualidade de vida.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

STHEFÂNIA MENDONÇA FRIZOL, HUGO PARRA DE CAMARGO, VANESSA FORESTO MACHADO, ROGÉRIO SERAFIM PARRA, MARLEY RIBEIRO FEITOSA, OMAR FÉRES, JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA, LÉO DANTAS PEREIRA, STHELA MARIA MURAD REGADAS, LEONARDO ISA BOTURA