XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DISPOSITIVOS PARA GASTROSTOMIA: O QUE HÁ DISPONÍVEL?

Introdução

A gastrostomia (GTT) é um procedimento de caráter reversível que possibilita o acesso à luz do estômago por meio da parede abdominal. É feita quando há impossibilidade de alimentação via oral por período superior a 1 mês. Desta forma, alimentos, líquidos e medicamentos são dados por meio de um tubo que fica fixado através de um retentor interno.

Objetivo

Compilar os principais dispositivos existentes para GTT e analisar as vantagens e desvantagens de cada um.

Método

Foi realizada uma revisão bibliográfica, usando artigos publicados nos últimos 5 anos nas principais plataformas digitais, utilizando as palavras-chave: gastrostomy tube, percutaneous endoscopic gastrostomy, button gastrostomy e PEG tube.

Resultados

Sondas do tipo botão possuem retentor interno em formato de balão ou cogumelo, e seu menor comprimento possibilita proximidade com a pele do paciente. Esse fato faz com que sejam menos propensas à oclusão e bem recomendadas tanto para a população pediátrica como para a adulta. Já as sondas PEG possuem fixador interno em formato de abóbada e são colocadas por via endoscópica percutânea. É frequentemente realizado por ser seguro e pouco invasivo. No entanto, deslocamentos ou retiradas acidentais, infecções ou vazamentos do estoma e obstruções podem ocorrer com esse tipo de sonda. Por fim, sondas G tradicionais (com ponta em cogumelo) e sondas G balonadas podem ser utilizadas como sondas de substituição/reposição. As sondas G tradicionais parecem possuir retentor mais durável, não precisando ser insuflado. Por outro lado, as sondas G balonadas minimizam o risco de rompimento do trato gastrocutâneo realizado anteriormente.

Conclusão

Existem diferentes tipos de dispositivos para GTT. Logo, cada um possui suas características, bem como, vantagens e desvantagens. Dessa maneira, é dever da equipe médica avaliar a melhor abordagem e dispositivo para o paciente. No entanto, é preciso salientar que, devido às vantagens do procedimento endoscópico percutâneo, a sonda PEG vem sendo mais utilizada, e que, há uma tendência, após a cicatrização do estoma, de substituição dessa sonda pela sonda em botão.

Palavras-Chave

gastrostomia, sonda, dispositivo

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Ana Laura Franco Aguiar, Manuela Biagi Orr, Lucca Oliveira Franklin Almeida, Marina Meneghesso Buonarotti, Rafael Rodrigues Melo, Maria Eduarda Rodrigues Souza, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva