XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Fístula gastrocólica como primeira manifestação de Polipose Adenomatosa Familiar: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 40 anos, admitido com relato de vômitos fecalóides. Durante a investigação, não foram evidenciados sinais de obstrução, porém endoscopia descreve fístula gastrocolônica, com biópsia inconclusiva para neoplasia. Optado por abordagem cirúrgica, com ressecção multivisceral envolvendo cólon direito, estômago distal e vesícula biliar. Anatomopatológico com mais de 50 pólipos colônicos em cólon direito, associado a adenocarcinoma colônico com infiltração gástrica.

Discussão

A Polipose Adenomatosa Familiar (PAF) é diagnosticada quando há suspeita de 10 ou mais adenomas colorretais cumulativos, indivíduos com história de adenomas em combinação com manifestações extracolônicas de PAF ou pela herança autossômica dominante de polipose colônica difusa.
Os doentes com PAF podem apresentar hemorragias gastrointestinais, dor abdominal e diarreia, contudo a maior parte permanece completamente assintomática, até surgirem os sintomas de carcinoma colo-rectal.
A PAF faz parte de uma série de condições associadas à evolução precoce para câncer colorretal, devendo ser suspeitada e pesquisada em pacientes jovens, com idade inferior a 40 anos de idade, que se apresentem com neoplasia colorretal. É sabido que o avançar da idade é fator de risco importante para a degeneração maligna dos pólipos, sendo, na forma clássica da doença, presente na quase totalidade dos casos aos 40 anos.
A presença de fístula gastro-colônicas é incomum, mas documentada tanto por patologias benignas, quanto malignas. Dentre as causas, podemos citar complicações crônicas da pancreatite aguda e úlceras pépticas terebrantes. Em casos de malignidade, por progressão de uma neoplasia colônica, é manifestação rara e tardia, com incidência em torno de 0,3-0,4% dos tumores colônicos.
O tratamento é preferencialmente cirúrgico, com a ressecção em bloco das lesões, associada à totalização da colectomia para tratamento da PAF. Endoscopia digestiva alta deve ser feita de forma rotineira pré-operatoriamente para descartar lesões duodenais, que também estão presentes em parcela importante destes doentes.

Comentários finais

A polipose adenomatosa familiar, enquanto entidade com risco aumentado para neoplasias colorretais, tem curso usualmente assintomático até a malignização. Após o início da doença oncológica, apesar de raras, as fístulas entre o cólon e outros órgãos pode ocorrer, inferindo pior prognóstico e evolução grave de doença.

Palavras-Chave

Polipose adenomatosa familiar; Câncer colorretal; Fístula digestiva

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

José Arthur Dantas Balduíno, Marcos André da Silveira Diniz, João Antonio Ayres da Motta Teodoro, Ana Lívia Dantas Balduíno Silva, João Pedro de Moraes Feitosa, Rodrigo Cartaxo Eloy de Souza, Beatriz Mansony Lira Melo, Deborah Danyelle Lopes da Silva, Luís Fernando Brito Ferreira, Maria Carolina da Silva Campos, Rayssa Araujo Soares