XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL: relato de caso em paciente idoso

Apresentação do Caso

Mulher, 94 anos, com quadro de dor abdominal na região epigástrica há 15 dias, associado a náusea, vômitos e hiporexia. Relata perda ponderal não estimada. Eliminação de flatos e evacuação presente. Nega febre. Exame físico sem alterações, abdome flácido, doloroso à palpação superficial, sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais sem sinais infecciosos, tomografia computadorizada (TC) de abdome sem contraste prévia à internação com laudo de formação heterogênea na junção esôfago-gástrica, cursando com dilatação à montante do esôfago. Submetida a endoscopia digestiva alta não identificados fatores obstrutivos em esôfago, estômago e duodeno. Realizada nova TC de abdome com contraste, com laudo de sinais tomográficos de obstrução intestinal e de intussuscepção de intestino delgado em flanco esquerdo. Paciente submetida a nutrição parenteral total por 7 dias, melhora clínica e realização de laparotomia exploradora, que evidenciou invaginação da alça de delgado a 20 cm do ângulo de Treitz, realizado enterectomia segmentar e anastomose látero-lateral com grampeador linear e reforço da anastomose. Evolução sem intercorrências no pós-operatório, alta no 7° dia. Laudo anatomopatológico de segmento do delgado e linfonodos regionais evidenciou adenocarcinoma colônico ulcerado e invasor, moderadamente diferenciado (grau II), com tumor infiltrando até a serosa, em região de intussuscepção, com invasão angiolinfática, margens cirúrgicas livres e ausência de metástases linfonodais

Discussão

A intussuscepção intestinal é um quadro raro em adultos, com incidência estimada de 2 casos a cada 1.000.000 habitantes/ano, com causa definida em 80-90% deles. O câncer é responsável por 66% dos casos de intussuscepção colônica e 30% no intestino delgado. Tem quadro clínico variável e inespecífico, de difícil diagnóstico. O mecanismo de formação não é bem definido. A classificação é de acordo com a sua localização: enteroentérica, íleo-cólica e colo-cólica.

Comentários finais

Embora a intussuscepção seja uma causa rara em adultos, com poucos dados na literatura, é um diagnóstico importante a ser considerado em pacientes com dor recorrente, associada ou não a sintomas obstrutivos ou síndrome consumptiva. Os sintomas costumam ser inespecíficos e a suspeita diagnóstica é maior por métodos de imagens, como a TC. O tratamento geralmente é cirúrgico e atrasos no diagnóstico podem levar a complicações, como isquemia e obstrução intestinal. O prognóstico é variável, a depender da etiologia da doença.

Palavras-Chave

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL; OBSTRUÇÃO INTESTINAL; ADENOCARCINOMA DE DELGADO

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

LUDMILA CRISTIANE CARVALHO BAETA, CLARA MARQUES CASTRO, YUJI XAVIER ETO