XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Revisão Compreensiva sobre Técnicas e Indicações de Ostomias Intestinais

Introdução

Ostomia é um método cirúrgico que conecta um segmento intestinal ao meio externo através da parede abdominal para, por exemplo, possibilitar a excreção. Recebe nomenclaturas diferentes de acordo com a região em que é feita, a saber: jejuno, íleo e cólon, sendo chamados de jejunostomias, ileostomias e colostomias, respectivamente.

Objetivo

Fazer uma revisão compreensiva sobre as indicações e técnicas das ostomias intestinais.

Método

Revisão bibliográfica utilizando bases científicas digitais utilizando as palavras-chave: ostomy, technique e indication; selecionando diretrizes, artigos completos, abordando humanos, publicados em língua inglesa sem determinação do período de consulta.

Resultados

Quanto ao motivo da realização do procedimento, 75% são decorrentes de cirurgias oncológicas, sendo 59.5% eletivas. O método mais comum é a colostomia (59.4%). Complicações em decorrência do procedimento atingem de 10-70% dos pacientes. Estudos específicos sugerem 33.3% de complicações, sendo irritações da pele, erosões e úlceras as mais frequentes. Levando em consideração a qualidade de vida, estudos evidenciaram aumento significativo na taxa de ansiedade e depressão nos pacientes após 6 meses do procedimento

Conclusão

Ostomia é um procedimento muito utilizado. Quanto ao método de realização já existe consenso teórico e prático. O tema que ainda permanece em discussão é a maneira que esta influencia a vida dos pacientes, e como esse assunto deve ser abordado para minimizar os efeitos negativos e complicações.

Palavras-Chave

ostomias, técnica, indicação.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Isabela Gonçalves Athayde, Lucas Carvalho Giacomazzi, Ana Clara Pontieri Nassar, Marina Meneghesso Buonarotti, Rafael Rodrigues Melo , Maria Eduarda Rodrigues Souza, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva