XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção hepática para tratamento litíase biliar intra hepático

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 49 anos, adenocarcinoma moderadamente diferenciado invasivo de reto a 10 cm da borda anal, úlcero-vegetante, marcadores CEA: 26 e CA 19-9: 14, estadiamento clínico T3N+M0 de reto superior. Tomografia de abdome com nódulo hepático as custas de dilatação de ducto hepático esquerdo, formação que ocupava segmentos IVA, IVB, II e III. Foi atendida na primeira onda de COVID-19. Encaminhada para oncologia clínica, optado por tratamento neoadjuvante, realizando 28 sessões de radioterapia, associado a quimioterapia com capecitabina. Houve perda de seguimento, por conta das restrições de atendimento e distanciamento social, retornando 5 meses após o término da neoadjuvância. Exames de re-estadiamento com colonoscopia demonstraram lesão ulcerada em reto superior, sub-estenosante. Exames de imagem com as mesmas descrições anteriores. CEA: 0,8 e Ca 19-9:9,5. Submetida a hepatectomia esquerda com anastomose biliodigestiva hepático jejunal Y de Roux, retossigmoidectomia com anastomose T-T e ileostomia de proteção. No inventário múltiplos cálculos intra-hepáticos. Resultado da anatomia patológica compatível com estadiamento yT0N0M0.

Discussão

A litíase intra-hepática está associada a complicações como estenose das vias biliares, colangite aguda, abscesso hepático, atrofia do fígado, cirrose biliar secundária, hipertensão porta e insuficiência hepática. Além disso, ela é causa importante de colangiocarcinoma. A litíase é mais comum no lobo esquerdo, como o da paciente, provavelmente devido ao ângulo mais agudo entre o ducto hepático comum e o hepático esquerdo que poderia induzir à estase biliar. O manuseio da litíase intra-hepática requer a
remoção por completo de todos os cálculos. A ressecção hepática é o tratamento definitivo, conhecida como cirurgia de Longmire, onde realiza-se ressecção do lobo acometido, retirada dos cálculos e anastomose biliodigestiva ao nível da confluência do ducto direito, este procedimento é importante para evitar complicações severas tais como o colangite e a longo prazo o colangiocarcinoma.

Comentários finais

Com objetivo de evitar complicações agudas, por exemplo a colangite, foi optado para o caso em questão a ressecção hepática associada a retossigmoidectomia no mesmo ato cirúrgico, uma vez que para esta paciente era imprescindível o tratamento cirúrgico para o tumor primário devido a perda do segmento médico pela pandemia COVID-19.

Palavras-Chave

Litíase intra hepática, calculo hepático, cirurgia de Longmire

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

PAULO HENRIQUE DIAS FERNANDES, LARISSA MERCADANTE ASSIS, PHILIPE FRANCO DO AMARAL TAFNER, CASSIO JERONIMO MACHADO BARROS, BERNARDO FONTEL POMPEU , LUIS FERNANDO PAES LEME