XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Pseudotumor com acometimento multivisceral associado a sangramento digestivo baixo – apresentação incomum de doença inflamatória intestinal.

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 54 anos, admitido com quadro de sangramento digestivo baixo de grande monta, associado à volumosa massa abdominal em topografia de flexura esplênica dos cólons. Sem história de doença diverticular ou outros diagnósticos. Submetido a tratamento cirúrgico de urgência em virtude de choque hipovolêmico, sendo identificada massa tumoral englobando cólon esquerdo, baço e cauda de pâncreas. Submetido a ressecção multivisceral com colectomia esquerda e colostomia, pancreatectomia distal e esplenectomia. Em pós-operatório, intercorreu com fístula pancreática e evisceração, recebendo alta após 27 dias de tratamento. Anatomo-patológico com colite inespecífica em atividade, perfurada, associada a processo inflamatório crônico inespecífico em baço e pâncreas, sem sinais de malignidade.

Discussão

A doença inflamatória intestinal, composta principalmente pela doença de Crohn e colite ulcerativa, é caracterizada por uma inflamação crônica intestinal, com diferentes formas de apresentação. Dentre estas, os abscessos intra-abdominais são complicações comuns em portadores de doença de Crohn, presentes em até 20% dos casos, contudo, o abscesso multivisceral constitui uma complicação rara.
A evolução para formas pseudo-tumorais é incomum e pouco descrita na literatura, de manejo difícil, especialmente em pacientes sem diagnóstico prévio. A presença de complicações maiores e potencialmente ameaçadoras à vida como sepse secundária a abscesso, perfuração e sangramentos podem acontecer e devem ser reconhecidas e tratadas de imediato. O diagnóstico é habitualmente retrospectivo, através dos achados histológicos.
A ressecção multivisceral é mais comumente empregada em pacientes portadores de neoplasias, objetivando-se margens livres de doença e linfadenectomia adequada, devendo ser realizada em pacientes com intenção curativa e de bom status para cirurgia, ainda que na incerteza do diagnóstico oncológico.

Comentários finais

A presença de abscesso multivisceral e formas pseudotumorais em pacientes com doença inflamatória intestinal é incomum e o seu diagnóstico e tratamento são desafiadores. A ressecção está indicada na vigência de complicações ou impossibilidade de descartar neoplasia.

Palavras-Chave

Doença inflamatória intestinal; Abscesso terebrante; Ressecção multivisceral.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

JOSÉ ARTHUR DANTAS BALDUÍNO, Marcos André da Silveira Diniz, João Antonio Ayres da Motta Teodoro, Arthur Felipe da Silva Mota, João Pedro de Moraes Ferreira, Francisco Diogo Almeida Silva, Artêmio José Araruna Dias, Jéssika Jannyne Gomes de Lima, MARIA EMILIA MATOS PEQUENO DIAS, Maria Rebeca Celião Batista Petrônio, MARIANNY DINIZ ALVES, RODRIGO cartaxo eloy de Souza