XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Torção Primária de Omento Maior em Paciente Pediátrico

Apresentação do Caso

MBO, masculino, 7 anos, deu entrada em serviço de urgência com queixa de dor em flanco direito e em fossa ilíaca direita, com piora progressiva, há 5 dias. Ao exame físico apresentava dor a palpação profunda de flanco direito e fossa ilíaca direita, associado a sinais de irritação peritoneal com sinal de Blumberg positivo. Fora submetido a ultrassonografia de abdome que evidenciou imagem de apêndice cecal com calibre aumentado e não compressível, além de pequena quantidade de líquido livre em fossa ilíaca direita e fundo de saco posterior, de aspecto anecóico. Diagnosticado com apendicite aguda, sendo indicado a apendicectomia. Foi realizado incisão de McBurney e visualizado grande quantidade de líquido serohemático e uma apendicite aguda grau I. Como o tempo de história clínica e o grau da apendicite, bem como a quantidade de líquido intracavitário não eram compatíveis, foi realizado, além da apendicectomia, exploração da cavidade abdominal encontrando o omento maior com projeções "tonguelike" com torção, sinais de isquemia e necrose, realizando-se ressecção desse segmento.

Discussão

A torção de omento maior ocorre pela rotação desse órgão em seu próprio eixo impedindo a perfusão adequada, gerando isquemia e necrose, podendo ser dividida em primária ou secundária. A causa da torção primária de omento não é bem definida, mas há alguns fatores que predispõem a sua ocorrência, como: omento com projeções "tonguelike", omento bífido, omento acessório, suplemento vascular anormal e outras alterações vasculares que alteram o seu peso, combinado com alguns fatores predisponentes, tais quais, trauma de parede abdominal, tosse excessiva, atividade física extenuante e libação alimentar. Já a torção secundária ocorre na presença de outra patologia abdominal como desencadeante, como aderências, cistos, tumores, focos inflamatórios locais ou generalizados ou hérnias.

O infarto de omento é uma causa rara de abdome agudo pediátrico, o que ainda é um dilema. Esse quadro é uma situação sub diagnosticada, pois mimetiza diagnóstico de apendicite aguda e na maioria dos casos o diagnóstico é realizado no ato cirúrgico. Um achado comum intraoperatório é fluido serosanguinolento livre na cavidade peritoneal em quantidade destoante do grau de inflamação do apêndice.

Comentários finais

A torção primária de omento é um diagnóstico diferencial que deve ser considerado nos casos de suspeita de apendicite aguda, sobretudo quando o tempo de evolução dos sintomas e os achados intraoperatórios são destoantes.

Palavras-Chave

Omento; Abdome Agudo; Apendicite

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Felipe Costa Vicente, Flávio Dulon Cutrale, Marcelo Gonçalves Ferreira, Marcelo Saconato Demian, Ricardo Estefani, João Ricardo Girotto, Bruna Gomes Vieira, Gabriel de Castilho, João Victor Batista Balieiro de Oliveira, Maria Heloisa Gonçalves de Vito, Fabiana Vieira Duarte