XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tumor neuroendócrino de intestino delgado: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente feminina branca, de 76 anos, interna com enterorragia franca iniciado há sete dias, associado a astenia e dosagem de hemoglobina de 4,5 g/dL. Submetida a endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou pequena lesão elevada e séssil, ulcerada, com cerca de 6 mm, localizada na terceira porção de duodeno. O exame histopatológico apresentou achados altamente sugestivo de tumor neuroendócrino (TNE) de baixo grau. Posteriormente, foi submetida a nova EDA com realização de mucosectomia com a retirada completa da lesão. O exame imuno-histoquímico da peça confirmou o achado de TNE de baixo grau, NET grau I da OMS-2020, com índice de proliferação celular de 1,0%.

Discussão

O TNE é uma neoplasia que se origina do sistema celular neuroendócrino difuso. A maior concentração dessas células está nos tecidos gastroenteropancreáticos, principalmente na mucosa e submucosa intestinal. Podem ser encontradas também em sistema respiratório, urogenital, timo e pele. A taxa de incidência varia de 0,28 a 0,8 por 100.000 habitantes. Apesar da maior concentração celular ser em região intestinal, o TNE de intestino delgado, constitui entidade rara. Os TNEs do jejuno e do íleo representam 23-28% de todos os tumores endócrinos gastrointestinais. Acometem homens e mulheres com igual frequência, com um pico de idade entre a sexta e sétima década de vida. A maioria destes tumores é bem diferenciada e de comportamento indolente. No entanto, devido ao aparecimento tardio dos sintomas, na maioria das vezes, o diagnóstico apresenta-se em estágios avançados e o prognóstico é geralmente desfavorável se comparado com outros TNE gastrointestinais. Estes tumores apresentam a característica de sintetizar e secretar peptídeos e aminas úteis para sua diferenciação clínica e para o seu seguimento. Quando as substâncias são liberadas e ativadas, elas geram uma síndrome clínica. Já quando estes tumores secretam substâncias não ativas ou não as secretam, eles apresentam síndrome por efeito de massa.

Comentários finais

Relatamos o caso de uma paciente com TNE de localização rara, apresentando uma manifestação clínica pouco usual, que pode ser tratada de forma conservadora pela EDA.

Palavras-Chave

Tumor neuroendócrino, Endoscopia digestiva alta, Mucosectomia endoscópica, Tumor neuroendócrino de duodeno.

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Nathália Carvalho Fernandes, Isabelle Pina Araújo, Fanny Gonçalves Morais Leite, Karinne Soares Isaac, Thalita Costa Margarida, Maira Costa Cabral, José Cristiano Ferreira Resplande, Daniela Medeiros Milhomem Cardoso, Américo Oliveira Silvério