XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MORBIMORTALIDADE POR COLEDOCOLITÍASE EM UM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA NO PIAUÍ

Introdução

A coledocolitíase consiste na presença de cálculos no ducto biliar comum, sendo mais prevalente em mulheres. O tratamento pode ser por via convencional, endoscópica ou laparoscópica.

Objetivo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a morbimortalidade de pacientes com coledocolitíase em um hospital público de Teresina-PI referência em urgência e emergência no Piauí.

Método

Tratou-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, documental e descritiva. Coletaram-se os dados a partir de prontuários de pacientes com coledocolitíase no período de 2015 a 2020 com base em um formulário próprio. As variáveis foram: sexo, idade, comorbidades, sinais e sintomas, complicações, terapêutica aplicada, destino, admissão em Unidade de Terapia Intensiva e tempo de internação. Utilizaram-se estatística descritiva simples e os seguintes testes para uma análise bivariada entre as variáveis e óbitos: Qui-Quadrado de Independência e teste t de Student para duas amostras independentes. Consideraram-se significativas para a morbimortalidade aquelas com p<0,05.

Resultados

Foi registrado óbito em 20,4% da população estudada e, destes, 64% eram mulheres (p=0,5008) e tinham alguma comorbidade associada (p=0,0271), as principais foram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. A idade média foi de 48,3 anos, porém apenas pacientes acima de 60 anos morreram (p=2,2x10-16). Os sinais e sintomas (p>0,05) mais comuns foram dor abdominal, icterícia, vômitos e febre. 66,7% foram admitidos com complicações (p=0,0539), principalmente colangite e pancreatite. Apenas 33% dos pacientes foram submetidos à cirurgia e, destes, 39% morreram. A principal via de abordagem do colédoco foi a convencional, apenas 16,7% dos pacientes realizaram esfincterotomia endoscópica. A maioria recebeu apenas tratamento clínico e foi encaminhada a outro hospital para colangiopancreatografia endoscópica. Ademais, 15% dos pacientes necessitaram de cuidados em unidade de terapia intensiva, sendo registrado óbito em 62,5% destes (p=0,0063). O tempo médio de internação foi de 8,18 dias, sendo de 10,36 dias naqueles que morreram (p=5,144x10-7).

Conclusão

Concluiu-se que as variáveis relevantes para a morbimortalidade foram: idade, comorbidade, admissão em unidade de terapia intensiva e tempo de internação. Observou-se um atraso na resolução da coledocolitíase mesmo o hospital possuindo equipe habilitada e um setor organizado para tratamentos menos invasivos. Porém, são necessários novos estudos para complementar a análise nos pacientes que foram transferidos.

Palavras-Chave

Coledocolitíase. Icterícia. Esfincterotomia Endoscópica. Colangite. Via Biliar.

Área

Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Alice Rachel Bandeira de Araujo, Alberto de Almeida Burlamaqui do Rêgo Monteiro