XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Remoção endoscópica de Fascíola Hepática através de CPRE - relato de caso

Apresentação do Caso

Mulher, 54 anos, encaminhada para avaliação após episódio de colangite.Há cerca de 10 anos, havia sido submetida à hepatectomia por abscessos hepáticos, cujo anatomopatológico evidenciou infiltrado eosinofílico inespecífico, sugestivo de doença parasitária. Na época, residia em área rural, trabalhava em uma plantação de agrião e foi tratada empiricamente com Albendazol.
A colangiorressonância atual da paciente mostrou uma via biliar discretamente dilatada, sem evidenciar fator obstrutivo. Prosseguiu-se a investigação com Ecoendoscopia, que mostrou um colédoco com calibre pouco aumentado (10 mm), com formações isoecogênicas e alongadas, principalmente no terço distal, medindo cerca de 10 mm de comprimento, não formadoras de sombra acústico posterior e com mobilidade aparente e espontânea no interior da via biliar.
A paciente foi submetida à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE); à papilotomia, houve saída de secreção purulenta, e foram observadas falhas de enchimento na via biliar após injeção de contraste. Passado cateter de balão extrator com saída parcial de fascíola hepática pela papila duodenal. O parasita foi retirado completamente e recuperado com basket e houve clareamento completo da via biliar.
A paciente teve alta no dia seguinte ao procedimento para tratamento com triclabendazol em dose única e seguimento ambulatorial.

Discussão

A Fasciola Hepatica é um trematódeo que ocasionalmente causa afecções em vias biliares. É geralmente encontrada em regiões de criação de bovinos e ovinos. O homem é um hospedeiro acidental, ingerindo água ou plantas contaminadas com metacercárias. As larvas penetram a parede intestinal e migram pela cavidade peritoneal até o parênquima hepático e eventualmente migram para a via biliar, onde se tornam adultos.
Na fase aguda da infecção, o paciente pode se apresentar com febre, dor abdominal, cefaleia, prurido. Após 2 a 4 meses, o paciente pode ter manifestações associadas à obstrução biliar, abscessos hepáticos, fibrose, anemia e perda de peso importante. O teste sorológico e protoparasitológico podem auxiliar no diagnóstico. O triclabendazol pode ser usado no tratamento dos casos agudos e crônicos.

Comentários finais

A fasciolíase é uma zoonose pouco conhecida e pode representar um desafio diagnóstico. Neste caso, a CPRE auxiliou na definição diagnóstica e tratamento.

Palavras-Chave

Fasciola Hepatica; Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica; Colangite

Área

Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Guilherme Hoverter Callejas, Fábio Henrique Ribeiro Maldonado, Martinho Antônio Gestic, Murillo Pimentel Utrini, Ciro Garcia Montes, Elinton Adami Chaim, Francisco Callejas Neto, Everton Cazzo