XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento cirúrgico por Laparoscopia pré-aponeurótica da diástase dos músculos retos abdominais e hérnia incisional

Introdução

A diástase dos músculos retos abdominais é obstinado e pode estar associada à presença de hérnias da parede abdominal. A cirurgia minimamente invasiva mudou a maneira de preparar e dissecar a parede abdominal. O surgimento dos casos de hérnia incisional e diástase estão relacionados às incisões cirúrgicas, geralmente abdominais. Com o avento da laparoscopia, a videocirurgia se tornou uma das alternativas para o tratamento da hérnia, apresentando inúmeras vantagens em relação ao método cirúrgico tradicional. Alternativas às técnicas pré-aponeuróticas têm sido descritas com sucesso e têm como principal vantagem minimizar a incidência do seroma. Ocasionando o propósito de facilitar o tratamento do conteúdo herniado, diminuir a chance de recidiva, diminuir dor no pós-operatório e proporcionar um retorno mais precoce para as atividades habituais.

Objetivo

Analisar a literatura vigente acerca do tratamento cirúrgico por laparoscopia pré-aponeurótica da diástase e hérnia incisional, visando contribuir para o conhecimento dos princípios e dos cuidados voltados para esse método.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva de artigos selecionados em bancos de dados como BVS, PubMed, LILACS e SCIELO, no período entre 2016 e 2021.

Resultados

A correção de hérnias incisionais abdominais permanece como um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns uma vez que ela ocorre em cerca de 11% das laparotomias. A abordagem laparoscópica subcutânea pré-aponeurótica é uma alternativa segura e efetiva. Normalmente realiza-se a técnica com uma incisão baixa no abdome inferior associada à dermolipectomia. O seroma é a sua complicação mais frequente e a recidiva da diástase dos músculos reto abdominais são raras, assim como, o surgimento de fibrose do tecido subcutâneo. As principais vantagens são diminuir as complicações da ferida operatória e o resultado estético. Geralmente não há complicações intra-operatórias e o tempo operatório dura em média 93 minutos. A sua evolução e os resultados são bastante satisfatórios.

Conclusão

A diástase dos músculos reto abdominais é comum surgir em cicatrizes de cirurgias anteriores. O tratamento é uma cirurgia videolaparoscópica subcutânea pré- aponeurótica, o qual tem como objetivo diminuir sua principal complicação, o seroma, além de melhorar a estética. Por fim, por ser uma cirurgia minimamente invasiva, possui uma menor chance de recidiva e o retorno as atividades é mais rápido.

Palavras-Chave

Laparoscopia; Hernia;

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

FERNANDA COPINSKI, RAFAELA CARNEIRO DE ALMEIDA FORMIGA, ANA BEATRIZ FREIRE GADELHA, KETLY YNGRID ALMEIDA, ANA PAULA VALENTINI, VICTÓRIA CARNEIRO DE ALMEIDA FORMIGA, PEDRO PALITOT PEREIRA PEDROSA, GABRIELA COPINSKI