XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hematoma de antro gástrico pós endoscopia digestiva alta diagnóstica: Um relato de caso.

Apresentação do Caso

Paciente, 54 anos, sexo femenino, acompanhada em serviço ambulatorial de gastroenterologia com queixas dispepticas. Optou-se por realizar endoscopia digestiva que evidenciou discreta gastrite enantematosa de antro, sendo realizado biópsia para anatomopatologia e pesquisa de Helicobacter pylori. Em menos de 24 horas, paciente retorna ao serviço referindo episódio de hematêmese e desconforto epigástrico, sendo realizado nova endoscopia digestiva alta de urgência, onde se observou discretos resíduos de sangue em lago mucoso e extenso hematoma em grande curvatura do antro. Paciente foi encaminhada para internamento hospitalar e realizado tratamento conservador com inibidor de bomba de prótons, antifibrinolítico, antibioticoterapia. Após 72 horas foi realizado nova endoscopia digestiva alta, sendo observado ausência do hematoma, porém com lesão ulcerada com fundo granuloso e fina camada de fibrina em seu leito. Paciente hemodinamicamente estável, sem outras queixas, recebeu alta com inibidor de bomba de prótons em dose dupla diária.

Discussão

Complicações relacionadas a endoscopia digestiva alta são raras e possuem taxa de incidência de 0,1%. Em relação às complicações mais graves estão a perfuração e a hemorragia. Já a formação de hematomas após realização de biópsias possuem taxa de incidência desconhecida, e ocorrem por extravasamento de sangue do seu leito habitual.

Comentários finais

Apesar do hematoma gástrico ser uma complicação rara é de se considerar que pode vir a acontecer, pois mesmo após uma simples biópsia de mucosa, há trauma na microvascularização que pode levar a formação de um coágulo.

Palavras-Chave

Hematoma, complicações, endoscopia digestiva alta

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Rafaela Maria Falcão Basílio, Bartolomeu de Sá Basílio, Bruno de Souza Campos, Joaquim Luiz Crateú Granja, Catharina de Andrade Morais Pinheiros Prates