XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastroplastia endoscópica no tratamento da obesidade: uma revisão bibliográfica

Introdução

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial e genética. Trata-se de um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A gastroplastia endoscópica refere-se a uma nova opção para os pacientes que se encontram numa faixa intermediária: não respondem à terapêutica habitual e que ainda não há indicação cirúrgica. Assim, esse procedimento endoscópio menos invasivo fornece perda de peso aos não tratados cirurgicamente, permitindo atendimento mais precoce, inclusive para crianças, adolescentes e idosos.

Objetivo

Analisar a literatura vigente acerca de gastroplastia endoscópica, visando contribuir para o conhecimento dos princípios e dos cuidados voltados para esse método.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva de artigos selecionados em bancos de dados como BVS, PubMed, LILACS e SCIELO, no período entre 2016 e 2021.

Resultados

Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, pacientes submetidos ao tratamento endoscópico perderam 7,05 kg e 4,99 kg a mais do que os pacientes do grupo controle aos 6 e 12 meses. Os resultados da perda de peso são significativos, não havendo evento adverso grave. Após dois anos de acompanhamento, 59,1% chegaram ao objetivo no primeiro mês, 95,2% em seis meses e 98,7% com um ano. Não foi encontrada diferença significativa devido ao gênero, idade ou IMC inicial. Os grupos com melhores resultados são os mais jovens. Normalmente não há complicações graves. A gastroplastia endoscópica é uma alternativa menos invasiva e mais barata que operações bariátricas convencionais, com resultados promissores, principalmente quando realizada em conjunto com acompanhamento multidisciplinar.

Conclusão

A partir do exposto, é evidente a gastroplastia endoscópica é uma forma de tratamento com vantagens significativas diante dos resultados vistos a médio e longo prazo, ainda com melhores resultados em pacientes jovens e demonstrando que o acompanhamento multiprofissional de médicos, nutricionistas e psicólogos trazem uma maior efetividade na evolução do prognóstico de pacientes submetidos a esse tipo de tratamento endoscópico. Ademais, esse método menos invasivo é benéfico consideravelmente em não propiciar complicações graves.

Palavras-Chave

Gastroplastia; Endoscopia; Obesidade

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

FERNANDA COPINSKI, RAFAELA CARNEIRO DE ALMEIDA FORMIGA, VICTÓRIA CARNEIRO DE ALMEIDA FORMIGA, PEDRO PALITOT PEREIRA PEDROSA, GERALDO DE SOUZA NÓBREGA JUNIOR, IASMIN PORDEUS COURA URTIGA, ATÁLIA ISABELLE ESTEVAM NOGUEIRA FERREIRA, GABRIELA COPINSKI