XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA DE FREY PARA TRATAMENTO DE DOR REFRATÁRIA NA PANCREATITE CRÔNICA

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino de 44 anos, com histórico de etilismo importante por 6 anos com abstinência há 4 anos, foi encaminhada ao ambulatório de cirurgia geral por dor em epigástrio com irradiação para dorso, de moderada intensidade, diária, associada a episódios de êmese e náuseas, com piora após alimentação. Realizou exames complementares, sendo diagnosticada com pancreatite crônica de etiologia alcoólica e, durante o seguimento, evoluiu com disfunção endócrina e exócrina pancreática, com necessidade de uso de pancreatina e insulina. Além disso, a paciente manteve queixa de dor abdominal intensa diária, refratária a analgésicos comuns. Em TC de abdome de acompanhamento, foi identificado pâncreas com dimensões reduzidas, apresentando múltiplas calcificações grosseiras por todo seu parênquima e dilatação irregular do ducto pancreático principal, medindo até 8mm, e de alguns ductos secundários, e calcificações no interior do ducto pancreático principal, medindo até 12mm (cálculos). Foi tentado realizar controle álgico através de combinação entre opióides e analgésicos sem melhora significativa, apresentando refratariedade ao tratamento clínico, além de tentativa CPRE para descompressão do ducto pancreático também sem sucesso. Em reunião do serviço, foi então optado pela abordagem cirúrgica pela Técnica de Frey. A paciente foi então submetida a uma pancreatojejunostomia longitudinal com retirada dos cálculos intra-pancreáticos e ressecção local de parênquima cabeça do pâncreas em contiguidade com o ducto pancreático principal e reconstrução em Y de Roux, sem intercorrências. Com boa evolução, a paciente recebeu alta após o 3ºDPO. Em quatro meses de seguimento ambulatorial, a paciente refere melhora completa dos sintomas álgicos, atualmente sem necessidade de qualquer medicação para estes fins.

Discussão

A intervenção endoscópica ou cirúrgica da pancreatite crônica é recomendada quando o tratamento conservador, incluindo analgesia e enzimas pancreáticas orais e cessação do uso de álcool, não conseguem atingir adequadamente o controle sintomático.

Comentários finais

A abordagem cirúrgica ainda é superior à endoscópica, tanto no controle da dor quanto na promoção de qualidade de vida, sendo o procedimento de Frey uma opção viável, uma vez que trata a hipertensão do ducto pancreático e remove tecido doente na cabeça do pâncreas, demonstrando a vantagem de apresentar remissão dolorosa com a equivalente à cirurgia de Beger e a duodenopancreatectomia, mas com baixíssimas taxas de mortalidade.

Palavras-Chave

CIRURGIA DE FREY, PANCREATITE CRÔNICA

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

LARISSA MACHADO E SILVA GOMIDE, JULIANNA STORACE DE CARVALHO AROUCA, TAIANA NAILA MAZARO ZARELLI, IGOR RAPHAEL MATIAS VALEJO, ALAN JUNIOR DE AGUIAR, FELIPE GRION TREVISANE, JOÃO OTAVIO VARASCHIN ZENI, CARLOS HUMBERTO GUILMAN TANIZAWA, JULIO CEZAR UILI COELHO