XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de Kaposi disseminado pelo tubo gastrointestinal.

Apresentação do Caso

Paciente 20 anos, masculino, sem comorbidades prévias, admitido em hospital terciário com quadro de síndrome consumptiva, anasarca e diarreia aquosa intermitente, de início há três meses. Submetido a endoscopia digestiva que evidenciou lesões elevadas com fundo ulcerado, de coloração avermelhada, de formatos arredondados e tamanhos variados, acometendo o esôfago, o estômago, o duodeno e o sigmoide, cuja biópsia demonstrou quadro imunomorfológico próprio de sarcoma de Kaposi (SK), e imunomarcação com HTV 8 positivo. Após extensa investigação clínica, o diagnóstico definitivo foi infecção por HIV.

Discussão

O SK é tumor endotelial multicêntrico, de baixo grau de malignidade, associado à infecção pelo herpesvírus humano 8 (HHV-8), considerado raro até o inicio da epidemia de aids. Atualmente, são reconhecidas quatro formas clinicas: clássica, endêmica da África, iatrogênica e epidêmica relacionada ao HIV. O SK relacionado à AIDS tem um curso clínico variável, variando de uma doença mínima que se apresenta como um achado incidental a uma neoplasia de rápida progressão, que pode resultar em morbidade e mortalidade significativas. A doença cutânea é a apresentação inicial mais comum do SK, mas foi observado SK em quase todos os locais viscerais, sendo os mais frequentes a cavidade oral, o trato gastrointestinal e o sistema respiratório. O envolvimento gastrointestinal é raro e pode ocorrer na ausência de doença cutânea, como no caso descrito. As lesões gastrointestinais podem ser assintomáticas ou podem causar perda de peso, dor abdominal, náuseas e vômitos, sangramento gastrointestinal alto ou baixo, má absorção, obstrução intestinal e / ou diarreia. Endoscopistas experientes conseguem reconhecer facilmente as lesões gastrointestinais de SK. Elas são tipicamente nódulos hemorrágicos que podem ser isoladas ou confluentes, e podem ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal. Porém, sempre que possível o diagnóstico de SK deve ser confirmado por biópsia.

Comentários finais

O maior interesse deste relato é enfatizar o importante aspecto, relatado na literatura e constatado neste caso, do SK no envolvimento gastrointestinal como manifestação inicial, apesar de raro, em um paciente com sorologia positiva para HIV. E com este diagnóstico estabelecido, permitiu realizar o tratamento com introdução da terapia antirretroviral, possibilitando a remissão das lesões após o início.

Palavras-Chave

Sarcoma de Kaposi, imunodeficiência adquirida

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Thalita Costa Margarida, Karinne Soares Isaac, Isabelle Pina Araújo, Nathália Carvalho Fernandes, Fanny Gonçalves Morais Leite, Maira Costa Cabral, José Cristiano Ferreira Resplande, Daniela Medeiros Milhomem Cardoso, Américo Oliveira Silvério