XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção de pólipo de cólon menor que 10mm com o uso de alça fria (cold snare) em pacientes eletivos: Estudo retrospectivo multicêntrico.

Introdução

A maioria dos pólipos de cólon e reto diagnosticados durante a colonoscopia são menores que 10 mm e a sua adequada ressecção endoscópica é primordial. Nesta situação, a polipectomia pela técnica a frio é uma das técnicas utilizadas. A ressecção com alça fria (cold snare) parece ter menor taxa de complicação. Por se tratar de lesões muito pequenas, um dos problemas é a recuperação da peça para análise histológica.

Objetivo

Avaliar a segurança da ressecção dos pólipos menores que 10 mm pela técnica a frio com o uso de alça fria dedicada, taxa de sangramento pós polipectomia e a taxa de recuperação do pólipo.

Método

Estudo retrospectivo, multicêntrico em 6 instituições utilizando alça de polipectomia dedicada à ressecção pela técnica a frio (cold snare) em pacientes eletivos submetidos à colonoscopia. Foram categorizados em duas dimensões de pólipos (até 3mm e 4 a 10mm). Analisada a taxa de recuperação do pólipo em número de fragmentos; sangramento imediato com necessidade de hemostasia e avaliação de sangramento tardio (7 dias). Todos os pacientes foram questionados sobre o uso de medicações antiagregantes e anticoagulantes. Todas as ressecções foram realizadas utilizando-se três marcas de alça de polipectomia a frio dedicadas para este fim. Todos os materiais foram enviados para análise histológica. Após 7 dias da ressecção, contato telefônico foram realizados com os pacientes.

Resultados

No total foram 105 pólipos ressecados em 64 pacientes (54,6% feminino) com idade média de 59 anos, sendo 87,6% dos pólipos entre 4 a 10 mm. A topografia mais comum dos pólipos ressecados foi o cólon transverso (26,6%). A ressecção em fragmento único foi obtida em 87,6% dos pólipos. Após a ressecção com a cold snare, não houve hemorragia em 94,3% dos pólipos. Em 2 pólipos (1,9%) houve hemorragia imediata com necessidade de terapêutica endoscópica em paciente usuário de Rivaroxabana. Em todos os pacientes não houve relato de hemorragia em 7 dias ou outra complicação. Não houve perfuração. Com o uso do recipiente de captura do pólipo por aspiração, todos os pólipos foram recuperados após as ressecções, não havendo perda de material. O tipo histológico mais frequente foi o adenoma tubular ou túbulo-viloso (70,5%). Em um pólipo, o diagnostico histológico foi de linfoma MALT.

Conclusão

A polipectomia de cólon com alça fria dedicada em lesões menores que 10mm é segura, com baixa taxa de sangramento imediato e alta taxa de recuperação do pólipo. A ressecção a frio deve ser evitada em pacientes em uso de anticoagulante.

Palavras-Chave

pólipo, cólon, colonoscopia, alça fria, cold snare

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Rogerio Kuga, Regina Rie Imada, Renato Baracat, Pedro Castro Neto, Carlos Campregher Cavenague, Thiago Arantes Carvalho Visconti, Aureo Augusto Almeida Delgado, Carlos Kiyoshi Furuya Jr, Tiago Franco Vilela Filho, Fábio Ramalho Tavares Marinho, Ricardo Sato Uemura, Lucio Giovanni Battista Rossini, Humberto Bona, Osvaldo Massatoshi Araki, Simone Perez Pilli, Durval Pessotti Jr, Natan K Watanabe, Alexandre Fonoff, Rodrigo Kuranaga Pimentel, Wagner Valentino, Romeu Nakamura