XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção em dois tempos de tumor neuroendócrino gástrico com múltiplas metástases hepáticas

Apresentação do Caso

Paciente de 28 anos, masculino, atendido por dor abdominal localizada em hipocôndrio direito e febre. Tomografia de abdome visualizou lesão volumosa em lobo hepático direito, de conteúdo heterogêneo. Tentativa de drenagem aberta, por suspeita de abscesso hepático. Identificada massa de conteúdo sólido, com anatomopatológico inconclusivo após biópsia.
Em Endoscopia Digestiva Alta de setembro/2020, lesão em antro gástrico, medindo 30 mm. À ultrassonografia endoscópica apresentava-se endofítica, medindo 15 mm e acometendo até a muscular própria do estômago.
A histologia evidenciou TNE de Baixo Grau. A análise imuno-histoquímica (IHQ) foi positiva para Cromogranina A e Sinaptofisina, com Ki-67 de 1%.
Em Tomografia de dezembro/2020, lesão expansiva no lobo hepático direito, de 14,3 cm. Outras lesões nodulares hepáticas, uma no segmento II e no segmento VII.
Biópsia percutânea hepática apresentava-se TNE bem diferenciado. Proposto tratamento cirúrgico em dois tempos. Primeiro procedimento em janeiro/2021: Antrectomia com reconstrução em Bilroth I, linfadenectomia regional, nodulectomia de lesão em segmento II hepático e ligadura do ramo direito da veia porta.
O anatomopatológico mostrou tumor neuroendócrino em antro gástrico, grau 2, bem diferenciado e metástase em um linfonodo. Metástase em lesão hepática, com margens livres.
Internado após 42 dias. Tomografias mostraram aumento do lobo esquerdo hepático em 24% e lesão volumosa a direita. Submetido a trissegmentectomia direita com preservação de parte do segmento IV. Anatomopatológico evidenciando TNE, com margens cirúrgicas livres.
Estadiamento em 23/07/2021, com Ressonância de abdômen, não identificada lesões.

Discussão

Tumores neuroendócrinos (TNE) gastrointestinais são derivados das células do sistema neuroendócrino. Cerca de 55% dos tumores estão localizados no TGI, sendo 7% gástricos.
Entre 40-45% dos pacientes já apresentem metástases a distância na ocasião do diagnóstico, a maior parte delas localizadas no fígado.
O tratamento cirúrgico é ainda a melhor opção, sendo realizado em casos especiais transplante hepático.

Comentários finais

O TNE metastático para o fígado apresenta-se como desafio médico, tendo necessidade de equipe multidisciplinar e diversas especialidades envolvidas. O tratamento cirúrgico ainda é a melhor opção para o paciente. Melhorias em terapias imunobiológicas e quimioterápicas tendem a ser pontes para o melhor tratamento futuro da doença.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Luís Fernando Carneiro Vilaboim, Marcelo Dias Sanches, Soraya Rodrigues de Almeida Sanches, Marcelo de Medeiros Chaves França, Luís Fernando Resende Marques, Rodrigo Pereira Peixoto