XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastrectomia total com linfadenectomia a D2 em Y de Roux videolaparoscópica na linite plástica após neoadjuvância (Flot)

Resumo

Introdução: No momento do diagnóstico, a maioria dos pacientes com câncer gástrico, são sintomáticos, apresentam doença avançada incurável e têm doença metastática principalmente na cavidade peritoneal, com envolvimento linfonodal. Em 5% dos cânceres gástricos primários, uma grande parte da parede gástrica ou todo o estômago é extensamente infiltrado pela neoplasia, e se encontra espessado e rígido, denominado linite plástica. Considerada por muitos uma contraindicação para uma ressecção potencialmente curativa, em pacientes selecionados submetidos à ressecção, a sobrevida em longo prazo é comparável aos ressecados sem linite plástica. Uma cirurgia extensa pode ser necessária para a excisão completa. Todos esses pacientes devem ser submetidos a alguma forma de terapia pré-operatória e laparoscopia diagnóstica antes da ressecção para identificar o subgrupo de pacientes que podem se beneficiar da ressecção. A sobrevida em longo prazo nesses pacientes é incomum.
Objetivo: Apresentar vídeo de gastrectomia total com linfadenectomia a D2 em Y de Roux videolaparoscópica em paciente 64 anos, sexo feminino, com linite plástica, que apresentava dor epigástrica, azia, odinofagia e emagrecimento de 20kg em 6 meses. Depois de exaustiva investigação endoscópica (estômago endurecido e pouco distensível a insuflação) e tomográfica (espessamento parietal regular e circunferencial do fundo e corpo gástrico) e suspeita de linite plástica foi submetida a laparoscopia diagnóstica com biopsias peritoneais (linite plástica com implantes peritoneais). Após neoadjuvância, seis ciclos de FLOT (fluorouracil, leucovorin, oxaliplatina e docetaxel) a cada 15 dias, foi realizada a gastrectomia total com linfadenectomia a D2 em Y de Roux videolaparoscópica.
Conclusão: A neoadjuvância com FLOT no câncer gástrico avançado pode ser uma excelente estratégia quando associada a gastrectomia total a D2 com reconstrução em Y de Roux videolaparoscópica, e constitui uma opção segura e resolutiva para tratamento da linite plástica. É tecnicamente factível, efetiva e excelente opção cirúrgica.

Palavras-Chave

Gastrectomia total Y de Roux, Linfadenectomia a D2, Videolaparoscópica, Linite plástica

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Hamilton Belo França Costa, Gabrielle Diniz França Costa, Lorenna Raysse Macedo Barbosa, Anna Tereza Cavalcanti Diniz, Hermann França Costa