XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Colangiocarcinoma Simulando Coledocolitíase: quando a biliodigestiva vira uma cirurgia de Whipple..

Apresentação do Caso

Os autores apresentam um caso de síndrome colestática de causa obstrutiva em um doente de 77 anos, sexo masculino, apresentava dor abdominal associado a febre há 2 meses, evoluiu com episódios de vômitos e hiporexia e nos últimos 15 dias da internação apresentou icterícia, colúria e acolia fecal. Durante a investigação diagnóstica, foram realizados exames de imagem que evidenciaram no pré-operatório falha de enchimento de 1,3 cm em colédoco distal e dilatação acentuada de vias biliares (colédoco de 2,0 cm) pela colangiorressonância e tomografia de abdome com imagem sugestiva de coledocolitíase e sem evidência de tumoração. Diante dos achados e da suspeita diagnóstica de coledocolitíase, optou-se pela realização de cirurgia com proposta de colecistectomia com exploração de vias biliares e derivação biliodigestiva. No intraoperatório, observou-se lesão em colédoco proximal endurecida com ponto de ulceração em parede anterior e bloqueio local. Realizou-se biópsia de congelação com resultado positivo para malignidade, sendo realizada a gastroduodenopancreatectomia e colecistectomia em bloco com linfadenectomia e reconstrução pancreatojejunal termino-lateral, hepaticojejunal terminolateral e gastrojejunal latero-lateral em alça jejunal única. O histopatológico da peça cirúrgica evidenciou adenocarcinoma tipo biliar, moderadamente diferenciado, com margens cirúrgicas livres de neoplasia e estadiamento pT3pN0. No pós-operatório o paciente evoluiu com hemorragia digestiva alta e pneumonia hospitalar com resolução do quadro e posterior alta médica.

Discussão

Durante a investigação de coledocolitíase é importante sempre realizar diagnóstico diferencial com neoplasias, dentre elas o colangiocarcinoma que, apesar de pouco frequente, é responsável por aproximadamente 3% das doenças malignas gastrointestinais. O colangiocarcinoma é classificado em intra-hepático (5-10%), peri-hilar (50-60%) e distal (30 a 40%), sendo este último o encontrado no relato. O caso corrobora com a literatura, que descreve a maioria dos pacientes na sétima década de vida no momento do diagnóstico e prevalência no sexo masculino.

Comentários finais

O relato de caso pretende destacar que a confirmação diagnóstica da coledocolitíase, por vezes, é obtida apenas durante o intra-operatório e que, ainda que os exames realizados na fase pré-cirúrgica levantem forte suspeita acerca do diagnóstico, é importante sempre correlacionar a causa da síndrome colestática com o colangiocarcinoma.

Palavras-Chave

Colangiocarcinoma, coledocolitíase, Whipple

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Tiago Almeida Macedo, Thyago Carvalho Resende, Carlos Renato Sales Bezerra, Filipe Aquino Costa, Samara Crisanto de Souza, Renara da Costa Valadares Carvalho, Luis Gustavo Cavalcante Reinaldo