XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Obstrução intestinal por tricobenzoar: uma apresentação atípica na doença de Crohn

Apresentação do Caso

Homem, 44 anos, refere diarreia aquosa, perda de peso (21 kg) e dor abdominal intermitente há 3 anos. Portador de doença psiquiátrica indeterminada e tabagismo, sem história familiar relevante. Ao exame: dor à palpação da região periumbilical. Exames: pólipo de vesícula biliar (0,5cm), hemoglobina (Hg) de 11,1 g/dL. Colonoscopia exibiu pólipo em cólon ascendente (0,5cm, adenoma tubular com displasia de baixo grau). Melhora após antiparasitário. Após nove meses sem seguimento, retorna com piora do quadro álgico. Estado geral regular e abdome distendido e doloroso à palpação. TC de abdome total mostrou invaginação intestinal no flanco direito, distensão de delgado à montante e espessamento parietal de suas alças com realce. Piora da anemia (Hb 9,8 g/dL). Submetido à ileocolectomia direita com ressecção de 53 cm de íleo e 20 cm de cólon, com achados de extensa lesão polipóide (8,0cm) e tricobenzoar adjacente obstruindo o íleo. Histopatológico: processo inflamatório crônico acentuado transmural, ulcerações e esboço de fissuras sugestivos de doença de Crohn (DC), pólipos inflamatórios e tricobenzoar. Pós-operatório imediato com boa evolução.

Discussão

DC é uma afecção inflamatória crônica de etiologia desconhecida que envolve qualquer parte do trato gastrointestinal de forma descontínua, com potencial para complicações. O íleo é afetado em 30% dos casos de forma isolada, e pode evoluir com estenose. Em alguns casos, o diagnóstico ocorre durante cirurgia de emergência por abdômen agudo. Obstrução intestinal é a causa mais frequente de cirurgia e ressecção ileocecal o procedimento mais realizado. Morbidade de 28% na ressecção ileocecal por obstrução e abdome agudo foi descrita. Tricobenzoar é uma massa compacta de cabelo deglutido, secundário a uma doença psiquiátrica grave, que pode se acumular no piloro e menos frequente no delgado, com sintomas de dor abdominal e vômitos. Exame de imagem seccional é útil para o diagnóstico. O tratamento é cirúrgico, devendo-se referenciar o paciente ao psiquiatra no pós-operatório. A associação das duas afecções é rara, não descrita na literatura.

Comentários finais

A DC em alguns casos tem seu diagnóstico estabelecido durante cirurgia emergencial, contudo abdome obstrutivo complicado por tricobenzoar, como neste caso, é um achado inesperado e atípico, ainda não descrito na literatura. A associação desta com doenças psiquiátricas não tratadas é importante e deve ser considerada no manejo adequado deste pacientes.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Cynthia Vitória Lopes da Fonsêca, Matheus Henrique Soares Neves da Silva, Lucas Honorato Leite Ferreira, Cynthia Cansanção Sarmento, Alysson Amaury Cansanção de Souza, Kátia Simone Cezário de Barros