XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO ILEOCÓLICA IDIOPÁTICA EM ADULTO: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente R.A.M., sexo feminino, 29 anos, sem comorbidades, compareceu ao Hospital Santa Casa de Ouro Preto, com dor abdominal difusa em cólica, vômitos pós prandiais, inapetência e diarreia há 10 dias. Apresentou GL: 11700; PCR: 7 e tomografia computadorizada (TC) mostrou intussuscepção ileocólica. Com piora de sintomatologia e parâmetros laboratoriais (GL: 16.400 e PCR: 8,2), realizou-se laparotomia exploradora, visualizando intussuscepção intestinal ileocecal com sinais de sofrimento. Foi realizada ileocolectomia direita e anastomose látero-lateral com grampeador linear. Prescreveu-se ondansetrona 2mg/mL, dipirona 500mg/mL, cetoprofeno 100mg, ciprofloxacino 2mg/mL e metronidazol 5mg/mL. Houve boa aceitação da dieta, sem queixas álgicas, febre, náuseas ou vômitos. A paciente evacuou e deambulou no segundo dia pós-operatório (DPO); evoluiu com melhora laboratorial e clínica, recebendo alta hospitalar no 3° DPO. No 18° DPO, retornou com dor abdominal periumbilical, náuseas e vômitos há 4 dias. A TC evidenciou abdome agudo obstrutivo com ponto estenótico em anastomose coloentérica direita. Por isso, realizou-se laparotomia exploradora com omentectomia parcial e lise de aderências de alças intestinais na anastomose ileocólica prévia. Após melhora laboratorial e clínica, a paciente recebeu alta hospitalar no 5° DPO.

Discussão

A intussuscepção é a telescopagem de um segmento do intestino em outro adjacente, sendo mais comum nas junções entre os segmentos móveis e fixos do intestino. É a principal causa de obstrução intestinal em crianças e por se tratar de uma causa incomum de dor abdominal em adultos, apresenta desafios diagnósticos devido à sua apresentação clínica variável, o que leva à uma ampla gama de diagnósticos diferenciais, incluindo causas gastrointestinais, ginecológicas, geniturinárias e cardiopulmonares. O momento e o tipo de abordagem dependem de vários fatores, como as causas subjacentes, a gravidade do quadro, o local, o comprimento e a vitalidade do segmento intestinal envolvido. Geralmente, é realizado a ressecção do segmento intestinal acometido pela intussuscepção e com sinais sugestivos de comprometimento vascular e, posteriormente, cria-se uma anastomose cirúrgica primária.

Comentários finais

Por se tratar de uma condição rara em adultos, os cirurgiões devem estar familiarizados com a epidemiologia, etiologia, diagnóstico e tratamento da intussuscepção pediátrica e adulta.

Palavras-Chave

ileocolic intussusception; idiopathic; adult

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Fabrícia Aparecida Mendes de Souza , Gláucia Maria Senhorinha, Pedro Henrique Carazza Silva, Iure Kalinine Ferraz de Souza