XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Intussuscepção de anastomose jejunoesofágica

Apresentação do Caso


Paciente CCS, 78 anos, sexo feminino.
Hipertensa e Diabética previa, com Gastrectomia Subtotal à B2 há 40 anos e Degastrectomia total por adenocarcinoma tubular.
Chegou ao pronto atendimento com queixa de náuseas, vômitos e dor abdominal com duas horas de evolução.
Ao exame físico, estava em regular estado geral, estável hemodinâmicamente. Abdome flácido, dolor à palpação de epigástrio, com descompressão brusca negativa, RHA ausentes.
Com Tomografia de Abdome Total com contraste evidenciando imagem em formato de alvo em anastomose jejunoesofágica, sugestivo de intussuscepção.
Paciente foi submetida a laparotomia exploradora com enterectomia de anastomose prévia e anastomose manual.
Evoluiu bem no pós operatório, recebendo alta médica em 5 dias.

Discussão

A intussuscepção intestinal, embora comum na população pediátrica, é rara em adultos, sendo responsável por 5% de todos os casos e por 1% das obstruções intestinais.
Ao contrário do que ocorre na idade pediátrica, a intussuscepção no adulto tem uma etiologia bem definida em cerca de 80 a 90% dos casos, com as neoplasias sendo a principal causa.

Comentários finais

O relato de caso aqui apresentado confirma que as neoplasias malignas são as principais etiologias na intussuscepção no adulto. O tratamento deve ser a ressecção cirúrgica, seguindo os preceitos da cirurgia oncológica, sem tentativa de redução prévia.

Palavras-Chave

Intussuscepção

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Laís Sayuri Gianotti Tsugami, Jave Oliveira Valdeviño, João Vitor Honorato Vollet, Diego Ferreira de Andrade Garcia, Marco Vinício Fanucchi Gil, Sophie Portela Lipp