XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

FÍSTULA APÊNDICE - ILEAL

Apresentação do Caso

Apendicite é a manifestação de emergência cirúrgica mais prevalente em uma larga variação de faixa etária e tem apresentação típica, associada a uma fisiopatologia bem estabelecida. A evolução da doença pode levar a complicações, dentre elas a formação de fístulas é descrita, apesar de rara. A fístula apendicular foi definida em 1957 como a perfuração primária do apêndice em uma víscera oca adjacente ou na pele.
RELATO DO CASO
Paciente A.P.J, masculino, 41 anos. Admitido no Pronto Socorro da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital de Base do Distrito Federal em 20/07/2021 com quadro de dor abdominal em fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal, sem relato de migração da dor, com 24 horas de evolução, associada a náuseas e anorexia, negou episódios de vômitos ou febre. Referia quadro de dor inespecífica em hemiabdome à direita há 6 meses, sem investigação. Tinha como histórico prévio diabetes tipo II e dislipidemia em uso de metformina e rosuvastatina. Sem histórico cirúrgico prévio. Achados laboratoriais demonstravam leucocitose de 14 mil sem outras alterações dignas de nota. O achado tomográfico demonstrava apêndice cecal retrocecal, espessado, medindo até 1,3 cm de calibre, associado a densificação dos planos adiposos periapendiculares, destacando-se coleção hipodensa de permeio, medindo cerca de 3,2 x 1,8 cm. Linfonodos mesentéricos proeminentes à direita, reacionais. Indicada abordagem cirúrgica por acesso convencional. No intraoperatório, visualizado apêndice retrocecal com hiperemia, edema, sem coleção adjacente, com trajeto fistuloso entre ápice apendicular e íleo(confirmado em análise anatomo-patológica), base de apêndice íntegra. Realizada ligadura com grampeador linear número 80 em base apendicular e em fístula apêndice-ileal, sem intercorrências.

Discussão

Existem descrições na literatura sobre evoluções atípicas de apendicites complicadas como abscessos, peritonite e em raros casos formação de fístulas. Muitas fístulas já foram relatadas como resultado do processo inflamatório do apêndice. Porém, relatos de fístula com o intestino delgado são raros.

Comentários finais

A apendicite aguda continua sendo um desafio diário para a rotina dos cirurgiões, devido a sua elevada prevalência, necessitando de atenção e estudo contínuo de suas diversas formas de apresentações atípicas e, por conseguinte, estabelecer planos terapêuticos para as complicações inerentes.


Palavras-Chave

Fístula apêndice - ileal; Apendicite; Abdome agudo

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Tainá Alves Martins Cordeiro , Bruna Hanauer, Mairo Grossi Morato