XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MÁ ROTAÇÃO INTESTINAL CRÔNICA EM PACIENTE IDOSO: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

J.G.G.; 79 anos, sexo masculino, queixa-se de dor abdominal difusa, inapetência e constipação. O mesmo relata que há cerca de 10 anos iniciou quadro de dor abdominal leve, associada à lentificação do transito intestinal e que há 06 dias iniciou quadro de dor abdominal súbita, incapacitante. Refere um passado de apendicectomia e laparotomia por úlcera péptica perfurada e em sua tomografia computadorizada de abdômen foi evidenciado: Tortuosidade com aspecto enovelado na raiz mesentérica na região mesogástrica /epigástrica, envolvendo os vasos mesentéricos, podendo estar relacionada a hérnia interna. Ao exame físico, paciente consciente, lucido e orientado no tempo e espaço, anictérico, acianótico, hipocorado +/++++, afebril, com murmúrios vesiculares presentes bilateralmente, simétricos, sem ruídos adventícios, com frequência respiratória de 20 incursões respiratórias por minuto apresentando bulhas cardíacas normofonéticas e ritmo regular em dois tempos, sem sinais de sopros, com frequência cardíaca de 90 batimentos por minuto, abdômen plano, flácido, com dor a palpação superficial e profunda em andar superior. A laparotomia exploradora que confirmou múltiplas aderências em delgado e mesentério, torção de alças intestinais no seu próprio eixo, 5 voltas, com aderência fixa entre raiz do mesentério e segmento a 50 cm do ângulo de Treitz no intestino delgado, formando uma hérnia interna com passagem de intestino delgado pelo anel, sendo desfeita hérnia interna e destorção de alças com 5 voltas no sentido anti-horário. Assim o paciente evoluiu com melhora e alta hospitalar no quarto dia de pós-operatório.

Discussão

O volvo jejunal ou jejuno ileal caracteriza-se como uma rotação do intestino delgado sobre si, ao longo de seu eixo longitudinal e dos vasos mesentéricos superiores, torção essa que pode ser decorrente de alguma brida, seja ela adquirida ou congênita, ou através da má rotação intestinal.

Comentários finais

Conclui-se que o quadro de volvo intestinal crônico em idosos é um diagnostico raro e de quadro clinico inespecífico, devendo-se, portanto ser colocado como diagnóstico diferencial de obstrução intestinal. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi relatar o caso de um paciente idoso com torção crônica do intestino delgado, secundária a má rotação intestinal.

Palavras-Chave

Torção intestinal crônica. Má rotação intestinal. Hérnia de raiz mesentérica. Hérnia interna.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE SOUSA GUIMARÃES, FELIPE ROCHA REIS, ORLANDO ALVES BARBOSA FILHO, THAÍS OLIVEIRA NUNES DA SILVA, SARAH GABRIELLY GUIMARÃES PAIXÃO, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM, CARLOS ROCHA ALVES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO