XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

COLECISTITE AGUDA COMPLICADA COM NECROSE DE VESÍCULA BILIAR ASSOCIADA A ÚLCERA PÉPTICA PERFURADA: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Idosa, 92 anos, hipertensa, diabética e cardiopata, sabidamente portadora de colelitíase há oito anos, com histórico de 3 episódios de colecistite neste período. Família e médico assistente optaram por tratamento conservador. Durante a última crise de colecistite, enquanto realizava tratamento com Amoxicilina + Clavulonato, evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, febre, diarréia com presença de sangue e membranas, cólicas e astenia. Foi internada na UTI e iniciado tratamento para colite pseudomembranosa. A paciente respondeu bem nas primeiras 48h, porém, no terceiro dia, evoluiu com fortes dores em epigastro e insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação. Depois de estabilizada, a paciente foi encaminhada para a tomografia, que evidenciou presença de pneumoperitônio. Uma laparotomia exploradora foi indicada, evidenciando a presença de moderada quantidade de líquido livre em cavidade de aspecto gástrico, com úlcera antral perfurada. Seguindo inventário da cavidade, foi identificada necrose total de vesícula biliar do fundo até o terço superior do ducto cístico. Procedeu-se com aspiração de todo conteúdo livre, biópsia e ráfia da úlcera péptica perfurada em dois planos com confecção de patch, colecistectomia, lavagem vigorosa da cavidade e aposição de dreno sentinela.

Discussão

A necrose da vesícula pode raramente ocorrer, devido a complicações, como colecistite enfisematosa ou gangrenosa, apresentando alta morbimortalidade. Ocorre principalmente devido à lesão epitelial pelo aumento da tensão na sua parede, causada pela insuficiência vascular por obstrução persistente do ducto cístico, sendo mais comum em idosos. A úlcera péptica tem incidência de perfuração muito baixa. Esta condição deve ser aventada em caso de intensa e repentina dor abdominal, com presença de pneumoperitônio em exame de imagem. A úlcera de estresse é mais comum em pacientes críticos e associada a uma maior mortalidade. Podem complicar com hemorragia ou perfuração. Por isso, é importante profilaxia com inibidores de bomba de prótons em pacientes de alto risco.

Comentários finais

Diante do relato supracitado e de análise da literatura, corrobora-se que a colecistite aguda e úlcera péptica, apesar de comuns, podem levar a sérias complicações se não tratadas em tempo hábil. Além disso, uma investigação detalhada e individualizada de cada caso mostra-se importante para diagnóstico e tratamento precoce, visto que complicações raras podem ser encontradas simultaneamente em um mesmo paciente.

Palavras-Chave

NECROSE; VESÍCULA BILIAR; ÚLCERA PÉPTICA PERFURADA

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

FELIPE ROCHA REIS, LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE GUIMARÃES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO, THAIS OLIVEIRA NUNES DA SILVA, ORLANDO ALVES FILHO, CARLOS ROCHA ALVES, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM JUNIOR, SARAH GABRIELLY GUIMARÃES PAIXÃO