XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INFARTO DE OMENTO APÓS INFECÇÃO POR SARS-COV-2: ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCÓPICA

Apresentação do Caso

Paciente sexo masculino, M.M.C.R., 33 anos, no segundo mês após tratamento para SARS-COV-2 não complicado, iniciou quadro de dor abdominal não migratória, predominante em fossa ilíaca direita, sem febre, com náuseas e inapetência. Trazia consigo exames laboratoriais que revelavam leucocitose de 15.200 com desvio à esquerda (7% de bastões). Ao exame físico: paciente consciente, orientado em tempo e espaço, anictérico, acianótico, normocorado, com murmúrios vesiculares presentes bilateralmente, sem ruídos adventícios, bulhas cardíacas normofonéticas, ritmo regular em dois tempos, sem sopros, abdômen plano, flácido, doloroso à palpação superficial e profunda principalmente em fossa ilíaca direita, sinal de Blumberg e de Cullen presentes. Aventada hipótese diagnostica de apendicite aguda pois pontuava 8 no Score de Alvarado, porém, com a presença do sinal de Cullen, a hipótese de apendicite aguda não foi dada como diagnostico final. Optou-se por complementar investigação com tomografia de abdômen, que apresentou imagem sugestiva de infarto de omento. Foi indicada abordagem videolaparoscópica, com retirada da peça isquêmica. Paciente evoluiu com significativa melhora clinica e alta hospitalar após 72 horas.

Discussão

O infarto de omento maior, caracteriza-se pelo comprometimento vascular do órgão, que resulte em complicações como isquemia, necrose, peritonite e sepse. No entanto, visto que a apresentação clinica dessa condição simule outras situações mais frequentes de abdômen agudo, o presente trabalho busca descrever o diagnóstico e manejo desta rara enfermidade por meio da abordagem videolaparoscópica.

Comentários finais

O infarto de omental trata-se de um quadro de diagnostico raro, com clínica inespecífica, podendo simular outras causas de abdômen agudo inflamatório, como a apendicite. Dessa forma, faz-se necessário análise detalhada da clínica e métodos de imagem, na busca por este diagnóstico diferencial e um melhor direcionamento numa possível abordagem cirúrgica. Tendo em vista a característica pró-coagulante do SARS-COV-2, não descarta-se a possibilidade de ser uma complicação tardia desta doença.

Palavras-Chave

COVID-19; SARS-COV-2; INFARTO OMENTAL; INFARTO DE OMENTO; ABDOME AGUDO

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

FELIPE ROCHA REIS, LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE GUIMARÃES, ORLANDO ALVES FILHO, CARLOS ROCHA ALVES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM JUNIOR, SARAH GABRIELLY GUIMARÃES PAIXÃO, THAIS OLIVEIRA NUNES DA SILVA