XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BILIOMA: COMPLICAÇÃO CIRÚRGICA DE COLECISTECTOMIA EM PACIENTE COM DUPLICAÇÃO DE VIA BILIAR E ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS

Apresentação do Caso

Mulher, 64 anos, japonesa. Procurou PS por distensão abdominal e dor em hipocôndrio direito em 10° PO de colecistectomia VLP por colecistite aguda. Leucócitos 8870, bilirrubina total 0,96, AST 28, ALT 16, gama GT 642, fosfatase alcalina 277, CA 19-9 de 515, sem outras alterações laboratoriais. Realizou colangioressonância com coleção líquida no leito cirúrgico (170,0 cm³), biloma, além de duplicação do ducto biliar extrahepatico com ducto hepático direito posterior nascendo do ducto hepático esquerdo e afilamento abrupto no terço distal do colédoco, a cerca de 2,7cm da papila maior do duodeno; não apresentou cálculos nas vias biliares e o ducto pancreático principal foi de calibre habitual. Realizou CPRE com papilotomia; não identificados cálculos ou fístula. Realizada drenagem da coleção abdominal guiada por TC, com saída de 300ml de bile. E, 17° PO realizou nova CPRE com colocação de duas próteses, uma em cada ducto biliar. Após 3 semanas houve resolução completa do bilioma e da dilatação de vias biliares. Paciente em seguimento com TC de abdome identificou lesão em pâncreas, diagnosticada com adenocarcinoma.

Discussão

A duplicação do ducto biliar extra-hepático (DDBE) é definida pela presença de um tabique dentro do ducto biliar ou por apresentar um ducto biliar acessório. É considerada uma variante extremamente rara a nível mundial. A causa e os mecanismos do seu desenvolvimento embriológico são pouco conhecidos. Possui maior frequência na etnia asiática. A DDBE está associada a maior risco de lesão da via biliar, e a comorbidades como litíases biliar, colédoco-litíase, colangites, pancreatites e neoplasias malignas do TGI superior. O diagnóstico posterior de adenocarcinoma de pâncreas incluiu fator obstrutivo de via biliar que contribuiu com a ocorrência do bilioma.

Comentários finais

O conhecimento anatômico e reconhecimento de patologias de vesícula, fígado, pâncreas e vias biliares na avaliação pré cirúrgica se faz extremamente importante a fim de diminuir a incidência de complicações pós operatórias.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

AMANDA MARTINS CHARNECA, PEDRO AUGUSTO MANNA BALBO, GABRIELA RODRIGUES KNITTEL FERREIRA, DANNY CARBAJAL GONZALEZ, JESSICA BOCCHI BACCO