XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

VOLVO DE CECO: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Introdução: O volvo de ceco é a rotação ou torção de um ceco móvel e cólon ascendente, que pode causar obstrução intestinal. Se não for tratado, o volvo cecal pode progredir para isquemia intestinal, necrose ou perfuração (1).Deve-se suspeitar de volvo cecal em pacientes que apresentam sintomas obstrutivos, como dor abdominal, náuseas e vômitos, e um exame físico que revela abdome distendido e timpanítico (2). A tática cirúrgica vai depender da estabilidade clínica do paciente e da viabilidade das alças. (3)
Relato de caso: N.S.J, 34 anos, sexo masculino, atendido no pronto socorro do Hospital de Urgencias Coordenador Antonio Laje Siqueira (HUGOL) com história de dor intensa em fossa iliaca direita acompanhada de náuseas e vômitos com um dia de evolução. Nega comorbidades e sem cirurgias prévias. Ao exame físico apresentava-se desidratado, abdome globoso, distendido, doloroso à palpação e hipertimpanismo. Ao toque retal ausência de fecaloma. A tomografia de abdome evidenciou exuberante distensão gasosa com aumento de calibre de alça cólica ocupando o epigástrio e mesogástrio, aparentemente ceco, notando-se colabamento e tortuosidade dos segmentos de alça aferente e eferente regionais, com leve distensão líquido-gasosa de alças a montante, sem sinais de sofrimento isquêmico. Os exames laboratoriais descartaram distúrbios eletrolíticos e infeccioso. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico por laparotomia exploradora. No intra-operatório observou-se volvo de ceco com importante distensão de ceco (aproximadamente 11 diâmetro) e dilatação de alças a montante proximais , sendo realizado ileotiflectomia com anastomose primária. Apresentou boa evolução clínica e laboratorial recebendo alta no 5 dia de pós operatório.

Discussão

Discussão: No presente caso, o paciente apresentou um quadro de abdome agudo. Com a identificação de distensão do ceco foi indicado tratamento cirúrgico, devido risco de perfuração e o risco em tratamento conservador nesses casos, sendo contra indicado (4). Em pacientes hemodinamicamente estáveis, a detorsão é tipicamente seguida por uma ressecção ileocecal ou colectomia direita. Nesse caso foi realizada ileotiflectomia.

Comentários finais

O volvo de ceco, portanto, exige diagnóstico clínico radiológico rápido e cujo tratamento não pode ser postergado, pois há possibilidade
de rápida progressão do quadro para isquemia e perfuração intestinal, condições associadas a elevadas taxas de morbi-mortalidade.

Palavras-Chave

volvo de ceco

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

DINOEL CAVALCANTE GUIMARAES FILHO, CINTHIA YOSHIMURA BRITO, ALAN KAGAN, Alef Ribeiro Souza, Carlos Eduardo Teixeira, Ednelson Junio Lustosa Nascimento, Karinne Naara Matos Barros, THAMINE MEQUITA VALE, Lorrayne Silva Pequeno, Victoria Reis Silva, Heloisa Soares Rodrigues Silva, Bianca Alves Siqueira