XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LINFOMA MALT EM ESTÔMAGO EXCLUSO; RELATO DE CASO.

Apresentação do Caso

Paciente 41 anos, antecedente de gastroplastia redutora Bypass há 3 anos por obesidade, com perda de aproximadamente 40kg após a cirurgia. Realizada EDA previamente ao procedimento, sem alterações.Há 6 meses apresentou diversos episódios de enterorragia, investigados com EDA, colonoscopia e cintilografia, com resultados inconclusivos ou negativos para sangramento.
Em novo episódio de enterorragia foi internado e iniciada investigação. Optada pela realização de enteroscopia para avaliação do estômago excluso e evidenciado área com sangramento ativo em corpo médio-distal; contido sangramento com adrenalina e argônio.
Optado por degastrectomia vlp com retirada do estômago excluso e encaminhado a patologia que identificou proliferação linfoide atípica e diagnóstico de linfoma MALT. Paciente evolui bem em pós operatório e fará seguimento com onco-hematologia.

Discussão

Embora seja feito no pré-operatório da gastroplastia a EDA para investigação de comorbidades, encontramos raros casos descritos em que uma patologia maligna gástrica possa ter passado despercebida ou ter iniciado após a cirurgia da obesidade. Sintomas iniciais podem ser atribuídos a cirurgia, de modo que retardariam o diagnóstico e tratamento adequado. Os tumores do estômago excluso atribuem ainda o desafio relacionado a dificuldade nos métodos para investigação.
O linfoma MALT é uma patologia rara mesmo em pacientes sem cirurgia gástrica prévia. O presente relato expõe um caso de linfoma MALT em estômago excluso, fazendo-o patologia ainda mais rara. Busca-se neste caso relação do linfoma MALT com presença prévia de H. pylori já tratado, porém não se pode afastar como causas o refluxo alcalino para o estômago excluso e também mudanças na angulação do mesmo após o Bypass.

Comentários finais

A baixa casuística ainda coloca o Bypass gástrico como um procedimento seguro, entretanto nos faz refletir sobre um potencial dano subscrito e a carência na investigação das patologias do estômago excluso.

Palavras-Chave

LINFOMA MALT; ESTÔMAGO EXCLUSO

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

AMANDA MARTINS CHARNECA, PEDRO AUGUSTO MANNA BALBO, GABRIELA RODRIGUES KNITTEL FERREIRA, CÁSSIA CAROLINE EMILIO, JULIANA MEGUMI MACIEL ARIE, GUILHERME ZUPO TEIXEIRA, PEDRO LUIZ BERTEVELLO