XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perfuração de cólon sigmoide por ingestão de corpo estranho alimentar

Apresentação do Caso

Paciente JCS, 59 anos, deu entrada em serviço de urgência e emergência da cidade de Piumhi - MG com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade havia cerca de 3 dias, com piora progressiva, associada a náuseas. Relatava ser tabagista e negava uso de medicações nos últimos dias. Ao exame físico, apresentava-se sudoreico, taquicárdico, taquidispneico, com fáscies de dor e com peritonite franca. Foi optado por realização de laparotomia exploradora imediata devido ao quadro sugestivo de sepse de foco abdominal.
Durante procedimento cirúrgico, foi evidenciada grande quantidade de secreção serosa em cavidade abdominal, fibrina recobrindo alças de delgado e cólon e perfuração em sigmoide distal, próximo à transição para reto, provocada por palito de dente, que fazia protrusão da luz intestinal para a cavidade abdominal. Foi realizada rafia em dois planos da área perfurada e confecção de colostomia protetora, visto que havia intensa friabilidade no local rafiado.

Discussão

A ingestão acidental de corpos estranho é queixa comum nos serviços de urgência e emergência. Normalmente, o corpo estranho deglutido transita pelo trato gastrointestinal sem graves consequências, mas em até 1% dos casos ocorre perfuração em algum ponto de seu trajeto.
Tais perfurações ocorrem mais comumente no intestino delgado, em estreitamentos fisiológicos ou pontos de maior angulação, causadas por objetos alongados e pontiagudos, como ossos de galinha, espinhos de peixe e palitos de dente. Cólon e reto, por sua vez, dificilmente são atingidos por tais objetos, que costumam perfurar pontos anteriores. As principais causas de perfuração em intestino grosso são diverticulite, neoplasia e iatrogenia.
Observa-se que, muitas vezes, os pacientes não relatam a ingestão do corpo estranho, especialmente quando fazem uso de prótese dentária, o que retarda o diagnóstico.

Comentários finais

Apesar de a ingestão de corpo estranho ser queixa comum em prontos socorros, a perfuração de cólon e reto dificilmente ocorre, sendo esta uma causa incomum de abdome agudo perfurativo, tal como ocorreu neste caso em questão. Pacientes que fazem uso de prótese dentária têm risco aumentado para essa causa devido à redução de sensibilidade do palato.

Palavras-Chave

abdome agudo, perfuração intestinal, perfuração intestinal por corpo estranho

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Isadora Roberta Oliveira , Mariana Silva Vargas