XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

FATORES RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO DE HÉRNIA INCISIONAL NO PÓS OPERATÓRIO DE RESSECÇÃO DE CÂNCER COLORRETAL

Introdução

A hérnia incisional (HI) é a protrusão do conteúdo abdominal através de um ponto fraco da parede constituído pela cicatriz de intervenção cirúrgica anterior. O tratamento padrão para o câncer colorretal envolve a ressecção cirúrgica, sendo necessária a identificação de possíveis fatores desencadeantes da HI nesses pacientes.

Objetivo

Analisar os fatores relacionados com o desenvolvimento de HI no pós operatório de ressecção de câncer colorretal.

Método

Foram utilizadas as plataformas de busca da PubMed, Medline e Lilacs, utilizando os descritores “Incisional hernia” AND “Colorectal neoplasms OR Colorectal surgery". Foram incluídos na pesquisa os estudos publicados no período de janeiro de 2016 até dezembro de 2020, que abordassem a espécie humana e que estivessem disponíveis nos idiomas inglês, português ou espanhol, resultando em 12 artigos elegíveis para a sistemática.

Resultados

Evidenciou-se uma significativa quantidade de HI pela ressecção do câncer colorretal, em uma frequência de 7,4 até 72,3% do total da amostra após a cirurgia de ressecção. Quanto à idade, existe um maior risco de herniação no pós-operatório na faixa etária maior que 65 anos. Ressalta-se uma maior prevalência de HI no sexo masculino, visto que 58% indicam essa superioridade. A manobra cirúrgica também consiste em um fator de risco, pois a técnica laparoscópica apresenta baixos índices de HI pós-operatória quando comparada com a cirurgia aberta. A obesidade visceral, também foi associada como fator de risco, visto que o IMC dos pacientes nos estudos selecionados situa-se em sobrepeso. A realização de anastomose intracorpórea mostrou-se como fator de proteção, reduzindo a taxa de HI e encurtando o tempo de permanência hospitalar após a colectomia. Outros fatores de risco foram apontados pelos autores, dentre eles: diabetes mellitus, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, cirurgias de urgência e elevado tempo operatório.

Conclusão

Assim, faz-se necessário estudos conclusivos para a confirmação de novos fatores de risco com o intuito de descrever o melhor plano terapêutico para cada paciente visando um melhor prognóstico. Após cirurgia aberta de câncer colorretal, o sexo masculino, a idade avançada e um IMC acima de 25 kg/m2 são fatores de risco significantes para cursar com herniação tornando-se fundamental mais trabalhos sobre as medidas preventivas, diagnósticas, prognósticas e preditivas do tratamento da HI.

Palavras-Chave

Hérnia Incisional; Câncer Colorretal; Cuidados Pós-Operatórios.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Enzo Studart de Lucena FEITOSA, Barbara Matos de Carvalho BORGES, Maria Stella Vasconcelos Sales VALENTE, Vitor Sauwen PAIVA, PEDRO AMORIM VIDAL, Arthur Antunes Coimbra Pinheiro PACIFICO, George Cajazeiras SILVEIRA FILHO, Francisco Julimar Correia de MENEZES