XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIA DA CARDIA MIMETIZANDO ACALASIA: PSEUDOACALASIA.

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 53 anos, com história de disfagia há 03 meses. Refere náuseas, vômitos, regurgitação, dor torácica e emagrecimento importante. A endoscopia digestiva alta mostrou esôfago dilatado, com restos alimentares e cárdia ultrapassado com resistência. Esofagograma com bário mostrou esôfago dilatado, com diminuição persistente de calibre na junção esôfago gástrica. Manometria esofágica de alta resolução com aperistalse, panpressurizacão, junção esôfago gástrica não avaliada: acalasia tipo II. Indicado tratamento cirúrgico com diagnóstico pré-operatório de acalasia idiopática.Durante ato cirúrgico foi identificado tumoração de aproximadamente 3 cm envolvendo a cárdia .Realizado esofagectomia distal com gastrectomia total, linfadenectomia e anastomose esôfago jejunal terminolateral mecânica. A paciente apresentou boa evolução no pós operatório, com alta hospitalar no 8 dia de pós-operatório.A histopatologia identificou carcinoma escamocelular moderadamente difeerenciado, pT2;pN1.

Discussão

Algumas estenoses envolvendo a cárdia e esôfago distal podem simular a síndrome clínica da acalasia. Os exames complementares associados a estes casos frequentemente apontam para um distúrbio motor, ocultando uma estenose orgânica na junção esôfago gástrica.Aproximadamente 70% dos pacientes com pseudoacalasia estão relacionados com uma neoplasia maligna. A cárdia ultrapassada com resistência durante endoscopia digestiva e sem alteração grosseira da superfície mucosa pode ocultar uma neoplasia, devendo estimular o endoscopista a realizar múltiplas biopsias neste segmento. O achado de aperistalse na Manometria esofágica induz ao diagnóstico de distúrbio motor esofágico. Dois fatores podem acender a duvida quanto ao diagnóstico de pseudoacalasia: o tempo curto de disfagia (menor que 4 meses) e um esofagograma com segmento longo de afilamento na junção esôfago gástrica (maior que 2 cm). Estes achados devem estimular uma investigação mais minuciosa a procura de uma estenose orgânica.

Comentários finais

Pacientes com história clínica e exames complementares apresentando indícios de pseudoacalasia devem ser reavaliados cuidadosamente, quando possível com múltiplas biopsias da cárdia e esôfago distal, ecoendoscopia e tomografia computadorizada para melhor avaliação da junção esôfago gástrica. O diagnóstico diferencial com pseudoacalasia é essencial para nortear o tratamento correto, evitando surpresa durante a cirurgia e procedimentos terapêuticos inadequados.

Palavras-Chave

NEOPLASIA DA CARDIA, PSEUDOACALASIA

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

EMMANUEL CONRADO SOUSA, PRISCILLA CORDEIRO LUPARELLI, TÚLIO CESAR CASTRO MACHADO