XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impacto do sobrepeso e da obesidade no resultado do tratamento cirúrgico das metástases hepáticas de câncer colorretal

Introdução

Anualmente, 900 mil pessoas morrem vítimas de câncer colorretal (CCR) em todo planeta. Dos pacientes que desenvolvem doença metastática, cerca de 80% têm acometimento hepático. A obesidade é um importante fator de risco para o CCR, com prevalência crescente nas últimas décadas. É sabido que a obesidade promove um ambiente pró-inflamatório, o que poderia propiciar o aparecimento de metástases, por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos. Entretanto, se a obesidade se mostra como um fator de risco para o desenvolvimento de câncer colorretal, alguns estudos sugerem que ela pode ser um fator de maior sobrevida a longo prazo quando comparado a pacientes não obesos. Assim, é necessário entender o impacto da obesidade em pacientes submetidos à ressecção de metástases hepáticas de câncer colorretal (MHCCR).

Objetivo

Avaliar o impacto da obesidade nos resultados perioperatórios e na sobrevida global e livre de doença em pacientes submetidos à ressecção de MHCCR.

Método

Trata-se de um trabalho retrospectivo de análise de prontuários em que foram incluídos 543 pacientes submetidos à ressecção de MHCCR em hospital terciário entre junho de 2000 e junho de 2019. Os pacientes foram divididos em 2 grupos baseados em seus IMC e foram comparadas as sobrevidas global e livre de doença, as relações entre as células inflamatórias (Neu/Lin, Plaq/Lin), a via de acesso cirúrgico e conversão, a localização do tumor primário, e os resultados perioperatórios.

Resultados

Pacientes com obesidade não apresentaram diferença significativa em relação aos não obesos no que se refere à sobrevida livre de doença(p=0,696), sobrevida global(p=0,111), complicações perioperatórias(p=0,714) e taxa de conversão cirúrgica(p=0,337). Também não houve diferença estatisticamente significativa em relação ao componente inflamatório (relação Neu/Lin[p=0,51] e Plaq/Lin[p=0,071]) nos pacientes com obesidade em relação aos não obesos.

Conclusão

Embora a obesidade seja um fator de risco para o câncer colorretal e para o aparecimento de MHCCR, ela não se apresentou como um fator de pior sobrevida global ou livre de doença ou piores resultados perioperatórios em pacientes submetidos à ressecção de MHCCR.

Palavras-Chave

câncer colorretal, metástase hepática, obesidade, ressecção ciúrgica, inflamação, sobrevida global, sobrevida livre de doença

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Rodrigo Cezar Miléo, Gilton Marques Fonseca, Jaime Arthur Pirola Kruger, Daniel Meirelles de Paula, Fabio Ferrari Makidissi, Fabricio Ferreira Coelho, Vagner Birk Jeismann, Sergio Carlos Nahas, Paulo Herman