XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Colonoscopia na Rede Pública de Saúde: Perfil do Rastreamento e Diagnóstico do Câncer Colorretal

Introdução

O desenvolvimento de câncer de intestino é relacionado a fatores de risco como a idade, hábitos de vida e na existência de história familiar. Esta enfermidade preenche critérios para prevenção e rastreamento populacional de rotina. Assim, recomenda-se o uso da colonoscopia como rastreamento para prevenção do câncer colorretal.

Objetivo

Identificar a incidência de lesões cancerosas e pré-cancerosas em exames colonoscópicos ambulatoriais de rotina em período de 24 meses.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo de análise dos exames colonoscópicos realizados em Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no período de janeiro 2017 a dezembro de 2018.

Resultados

Durante o estudo 1142 pacientes realizaram colonoscopia, sendo 81 excluídos por inconsistência das informações. Foram 1061 pacientes incluídos entre 15 e 86 anos de idade, predominantemente mulheres. Totalizaram 45,6% dos exames normais. Identificaram-se 316 pólipos e observadas alterações compatíveis com crescimento tumoral, sendo 9 lesões vegetantes e outras 6 lesões tumorais descritas como subestenosantes e outra lesão descrita como estenosante e infiltrativa, totalizando 16 (1,5%) lesões com características neoplásicas. As lesões polipoides tiveram a seguinte descrição, séssil (87,7%), pediculada (12,7%), plana (9,2%) e subpediculada (8,2%). Das 9 lesões vegetantes, todas causavam alguma implicação clínica, com distribuição etária de 56 a 72 anos e predomínio do sexo masculino. As lesões tumorais difusas são 1,2% das alterações, descritas como subestenosantes 1,0% delas, com distribuição etária de 50 a 80 anos e predomínio do sexo feminino. Entre os exames, 36,4% destes realizaram alguma intervenção (mucosectomia, polipectomia, hemostasia ou biópsia).

Conclusão

Com esta análise traçou-se o perfil das lesões colonicas da população regional. A elevada proporção de pólipos confirma que a colonoscopia traz benefício individual e coletivo, reitera a importância do acompanhamento periódico como fator determinante da prevenção de câncer colorretal e a identificação de lesões precoces que permitiram abordagem terapêutica endoscópica possibilitou tratamento menos invasivo deste tipo de câncer. Portanto, em ambulatório especializado, no Sistema Único de Saúde, a realização abordagem colonoscópica adequada possibilita prevenção e tratamento efetivos.

Palavras-Chave

Câncer Colorretal; Rastreamento; Colonoscopia; Pólipos Colônicos.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Bruno Arini Craveiro, Ricardo Filipe Alves da Costa, João Luiz Brisotti