XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE MCKITTRICK‐WHEELOCK: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Apresentação do Caso: R.S.S., 45 anos, masculino, apresentando quadro de alteração do hábito intestinal, com hematoquezia há 7 meses, sem perda ponderal. Realizou colonoscopia que evidenciou uma lesão vegetante de superfície irregular, inciando-se em margem anal e se estendendo por cerca de 5 cm, ocupando 40% da circunferância do órgão. Logo após, foi submetido a uma biópsia com resultado de adenoma viloso com displasia de baixo grau. Novos exames colonoscópicos realizados após 2 meses trouxeram como resultado, desta vez, uma grande lesão espraiada, granular, com nódulos maiores, circunferencial, maior que 10 cm. Realizado o estadiamento do paciente com Tomografia de Tórax e Ressonância Magnética de Abdome e Pelve, obseva-se uma formação expansiva de aspecto polipoide infiltrativo envolvendo todo o reto baixo e médio, com margem inferior que dista cerca de 2,4 cm da borda anal, estende-se por aproximadamente 13,5 cm com porção superior no nível da reflexão peritoneal. Não foram caracterizados linfonodos atípicos nas cadeias mesorretais, pélvicos laterais, retais superiores, mesentéricas inferiores ou periaórticas. Tampouco sinais de invasão venosa extramural ou depósito tumoral. Ressecada lesão via endoscópica, constatou-se uma melhora progressiva dos quadros clínico e laboratorial.

Discussão

Discussão: A Síndrome de McKittrick-Wheelock é uma entidade clínica raríssima, com poucos relatos na literatura. Consiste no quadro de adenomas vilosos colorretais, localizados principalmente no cólon sigmóide e no reto, podendo ser classificados em mucossecretores (3%) e não mucossecretores, com apresentação clínica habitual de retorragia. Os adenomas como do caso acima, são capazes de secretar substâncias, promovendo desidratação, insuficiência renal aguda, hiponatremia, hipocalemia, hipoproteinemia e acidose metabólica. Quadro clínico que, caso não seja celeremente revertido, pode levar à óbito. O tratamento inicial consiste na correção do distúrbio hidroeletrolítico visando à compensação do paciente, com posterior ressecção do adenoma viloso.

Comentários finais

Comentários Finais: Ainda que rara, a Síndrome de Mckittrick‐Wheelock é diagnóstico diferencial importante para pacientes com diarréia crônica, insuficiência renal e distúrbios hidroeletrolíticos. O diagnóstico pode salvar uma vida e, após resolução, mudar a qualidade de vida do doente.

Palavras-Chave

Relato de caso, Cirurgia colorretal, Adenoma Viloso, Anormalidade do sistema digestório

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

LEONARDO RIBEIRO DE MORAES FERREIRA, LUCAS RIBEIRO DE MORAES FREIRAS, JOSÉ CALIXTO DA SILVA NETO, Raissa Pinheiro de Lucena, Maria Alice OLIVEIRA MAGALHÃES TEIXEIRA, Bárbara Fernanda Coutinho Lima, Henrique ALMEIDA FRANCA, JULIANA DANTAS ABRANTES DE MELO, Juarez Silvestre Neto, ALUIZIO LOPES SANTANA