XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perfuração gástrica intratorácica como complicação tardia de hérnia diafragmática traumática: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente de 84 anos, admitida por quadro de vômitos sanguinolentos. Durante a investigação, foi evidenciada volumosa hérnia diafragmática esquerda com colo herniário medindo cerca de 2,5cm e sinais de obstrução gástrica. Tem história de trauma de transição toraco-abdominal há 03 anos. A paciente foi submetida a uma laparotomia exploradora com achado de torção e perfuração de fundo gástrico em posição intra-torácica. Realizada gastrectomia parcial com síntese primária de hérnia diafragmática, associada à drenagem torácica. Evolução clínica com formação de empiema pleural e necessidade de decorticação pulmonar, sem novas intercorrências e recebendo alta em 20° dia pós-operatório.

Discussão

Hérnia diafragmática traumática (HDT) é uma evisceração transdiafragmática de estruturas intra-abdominais, consecutivo a eventos traumáticos. Os órgãos abdominais mais comuns de serem herniados através do defeito diafragmático são o estômago, omento, cólons e fígado. O mecanismo implicado é o aumento súbito da pressão intra-abdominal em relação à pressão torácica, secundário ao trauma contuso, produzindo um gradiente pressórico no diafragma suficientemente elevado para causar sua ruptura, principalmente, do diafragma esquerdo (90% dos casos), ou por lesão direta em casos de trauma penetrante. O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado por via abdominal ou torácica, sendo a abordagem abdominal preferível em casos de complicações de vísceras como estômago ou cólon.
Perfurações gástricas são complicações usualmente relacionadas a doenças pépticas, neoplasias ou doenças inflamatórias intestinais, acontecendo usualmente em posição intra-peritoneal.
A presença de defeitos anatômicos como hérnias de hiato ou diafragmáticas são fatores que alteram a localização usual do estômago, permitindo sua passagem para posição intra-torácica ou mediastinal e tendo como principal etiologia de perfuração o volvo, progredindo para isquemia. A presença de complicações como mediastinite e derrame pleural são responsáveis por maior morbi-mortalidade, com pior prognóstico.

Comentários finais

A perfuração em posição intra-torácica do estômago é fenômeno incomum, usualmente relacionado a defeitos anatômicos como hérnias diafragmáticas ou hiatais. A presença de complicações relacionadas a esse tipo de patologia, como obstrução ou perfuração, leva a elevada morbidade, necessitando de tratamento e suporte clínicos imediatos, com correção cirúrgica e controle de infecção.

Palavras-Chave

Hernia diafragmatica; Abdome agudo; Perfuração gástrica.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

José Arthur Dantas Balduíno, Daniel Pires Pessoa, Jhony Wesllys Bezerra Costa, João Antonio Ayres da Motta Teodoro, Synara Nunes Medeiros de Souza, Arthur Anderson Pires Cavalcanti Zeca, Filipe de Almeida Agra Omena, Amanda Ariel pires Cavalcanti Zeca, Rildo Cavalcante Fernandes Neto, Igor Miquerino Pereira Lima, Cristine Diniz Coutinho Cruz