XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de Varizes de Fundo Gástrico com hemoclip: Relato de Caso

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 68 anos, com diagnóstico há 5 anos de cirrose por doença hepática esteatótica (NAFLD), Child A6, admitida devido a um episódio prévio de hemorragia digestiva alta (HDA). Ao exame endoscópico, evidenciaram-se varizes esofágicas de fino calibre sem sinais da cor vermelha e varizes em fundo gástrico de grosso calibre com sinais da cor vermelha (VEG II). Indicou-se profilaxia secundária de HDA por varizes gástricas com injeção de cianoacrilato. Durante o procedimento, em que foi utilizada solução de cianoacrilato com lipiodol 1:1, ocorreu obstrução do cateter e sangramento em jato. Optou-se pela colocação de um hemoclip na variz (Resolution®, Boston Scientific), com controle adequado do sangramento. A paciente apresentou evolução favorável, com alta hospitalar no dia seguinte. Durante o seguimento ambulatorial, a paciente não apresentou novas exteriorizações. A endoscopia de controle evidenciou o cordão varicoso com ponto de extrusão da cola, sem sinais vermelhos.

Discussão

Apesar de um estudo sugerir que o cianoacrilato é mais efetivo do que os betabloqueadores na profilaxia primária das varizes gástricas, ainda não há uma recomendação formal para seu uso nesse contexto. Nos pacientes com hemorragia digestiva alta ou profilaxia secundária, o principal recurso terapêutico é a aplicação intravascular de substâncias adesivas como o cianoacrilato. Essa técnica proporciona hemostasia em até 90% dos casos, com índices de ressangramento que variam de 15 a 30% em estudos a longo prazo. Recentemente, o ultrassom endoscópico com o uso de molas associadas ao cianoacrilato vem se tornando uma alternativa com maiores índices de sucesso e menores complicações. Na literatura, há pouca descrição sobre o uso do hemoclipe no tratamento de varizes.

Comentários finais

Apresentamos um caso de tratamento endoscópico de varizes cuja complicação durante o procedimento exigiu uma alternativa incomum, mas resolutiva. Durante o acompanhamento, a paciente não apresentou complicações.

Palavras-Chave

Varizes Gástricas; Endoscopia Gastrointestinal; Hemorragia Gastrointestinal

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Guilherme Hoverter Callejas, Danielle Rossana Queiroz Martins Bonilha, José Antonio Possatto Ferrer, Rúbia Moresi Vianna de Oliveira, Júlia Guimarães Fernandes Costa, Luíza Dias Torres, Mariana Franson Fernandes, Cristiane Kibune Nagasako Vieira da Cruz, Ciro Garcia Montes